MEGA OPERAÇÃO CONJUNTA DE FISCALIZAÇÃO É DEFLAGRADA NO INTERIOR DO ESTADO
Na manhã de hoje, 29 de julho, ocorreu uma mega operação conjunta de fiscalização no interior da Bahia, na cidade de Maragogipe.
Durante a ação, cinco farmácias foram alvos, onde foram apreendidos medicamentos armazenados em más condições sanitárias, além de medicamentos com prazos de validade vencidos. Também foi constatado o comércio ilegal de anabolizantes.
A operação conjunta envolveu equipes do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia, Decon (Delegacia de Defesa do Consumidor), Denarc (Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico), PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e DPT (Departamento de Polícia Técnica).
Diversas irregularidades foram encontradas nos locais analisados. Ao final da operação, cinco farmácias foram autuadas por comercialização irregular de medicamentos, descartes irregulares, violação sanitária e venda de produtos proibidos no Brasil.
A presença de medicamentos vencidos, armazenados de forma inadequada e comercializados sem controle representa um grave risco à saúde pública. O uso desses produtos pode causar efeitos adversos, intoxicações, falhas terapêuticas e até agravar o estado de saúde dos pacientes. Além disso, a venda irregular de substâncias controladas e anabolizantes sem orientação médica contribui para o aumento de casos de automedicação, dependência química e outras complicações clínicas, colocando em risco a vida da população.