26 de janeiro de 2023

LEIA A NOVA OBRA DO CRF-BA

É com muita satisfação que convidamos farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde que tenham interesse para conhecer a nova obra do CRF-BA, o Manual de Intervenções Educativas para Promoção do Uso Racional de Medicamentos.

Este Manual se propõe a oferecer, principalmente aos farmacêuticos, diversas ferramentas úteis para a construção de saberes e experiências de aprendizagem a partir de evidências científicas, utilizando uma linguagem simples e direta.

O CRF-BA espera, com a obra, contribuir para o desenvolvimento do potencial criativo do farmacêutico na Educação em Saúde, nos âmbitos individual e coletivo.

No Brasil, no dia 5 de maio comemora-se o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada para alertar a população sobre os riscos à saúde causados pelo uso incorreto de medicamentos. Em alusão à data, diversas instituições realizam campanhas de orientação sobre Uso Racional de Medicamentos

No entanto, são escassos os compilados de materiais informativos que apoiem a organização dessas ações. Este é um esforço coletivo para reunir metodologias e ferramentas de Educação em Saúde para promoção do uso racional/adequado de medicamentos no cuidado de pessoas, famílias e comunidades.

De leitura simples e com sugestões para operacionalização de sua idéia central, esta obra possui um imenso potencial para contribuir na redução de problemas relacionados à medicamentos.

São muitas pessoas envolvidas e muitos processos para publicar uma obra. Não é fácil e simples quanto as pessoas podem imaginar. Mas vale a pena! É comum colegas farmacêuticos pedirem ao Conselho material educativo de conscientização em saúde, e ao longo dos meus anos de trabalho, percebi que se fosse escrito um Manual com informações e práticas ajudaria muito os profissionais a desenvolverem estratégias para os seus locais de trabalho ou para as comunidades que eles desejam fazer a orientação.

Maria Fernanda Barros, assessora técnica responsável pelo CIM (Centro de Informações sobre Medicamentos).

O Manual de Intervenções Educativas para Promoção do Uso Racional de Medicamentos é de autoria de:
Dra. Deuzilane Muniz Nunes,
Dra. Maria Fernanda Barros de O. Brandão,
Dra. Náila Neves de Jesus,
João Vitor Nossa,
Dra. Yasmin Sena Alves Dias.

Compartilhar: