1 de setembro de 2022

LANÇAMENTO DE LIVRO DIGITAL INCLUSIVO SOBRE COVID-19

O CRF-BA tem o orgulho de anunciar o lançamento do livro digital (e-book) “COVID-19: da Libras para o português”, sendo o primeiro livro bilíngue do CIM/Univasf, que contou com a colaboração do CRF-BA, NAI, GPDIM e PRPPGi da Univasf.

Este livro tem como língua principal a Libras, “língua-mãe” da comunidade surda, em vídeos online acessados através de um QRcode e link. Os vídeos possuem áudio em português, assim, pessoas com baixa visão, cegas ou não alfabetizadas também podem ter acesso. Os textos em português no corpo do livro foram escritos em linguagem acessível as pessoas com baixo nível de letramento. É uma obra de informações essenciais sobre a Covid-19.

Confira o depoimento da Dra. Deuzilane Nunes, que trabalhou ativamente no desenvolvimento e publicação desta obra:

O CIM/Univasf vem atuando desde em 2017 na tentativa de incluir nas suas práticas de educação em saúde as pessoas que possuem deficiências, e tomou como prioridade o público surdo, uma vez que essas pessoas têm uma barreira comunicacional muito desafiadora.

Nesse contexto, como o CIM (Centro de Informações sobre Medicamentos) trabalha com educação em saúde, nós priorizamos esse público nas nossas ações e buscamos estratégias de levar informação em saúde de forma acessível a esse público.

Ao longo dos anos, já erramos muito, mas também aprendemos como fazer educação em saúde para os surdos de forma mais efetiva. Acreditamos que esse e-book seja o primeiro produto de maior dimensão que esperamos que a comunidade possa se sentir incluída para ter acesso a essas informações confiáveis e seguras.

Compartilhar: