15 de junho de 2022

GT SE REUNE PARA DESENVOLVER UM NOVO CURSO PARA A CATEGORIA FARMACÊUTICA

Ontem e hoje, 14 e 15 de junho, um Grupo de Trabalho se reuniu no CRF-BA para elaborar um novo curso de capacitação para a categoria farmacêutica.

O curso será um programa de treinamento para farmacêuticos prescreverem PEP e PrEP. Atenderá aos critérios do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Farmácia, e está voltado para farmacêuticos que trabalham com cuidados primários, doenças infecciosas e outras questões relacionadas ao âmbito do SUS.

O acesso ao tratamento e à prevenção da infecção pelo HIV caracteriza a resposta brasileira a essa epidemia. Nos últimos anos, os antirretrovirais têm sido cada vez mais utilizados em estratégias de prevenção combinada.
O Conselho Federal de Farmácia e o Ministério da Saúde reconhecem que farmacêuticos podem ser grandes aliados na ampliação ao acesso à Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), incluindo a prescrição às populações prioritárias e às pessoas mais vulneráveis.

O grupo de trabalho para desenvolvimento desse curso é composto pelas farmacêuticas: Ana Patrícia Dantas, Laura Maria Santos do Nascimento, Maria Fernanda Barros de Oliveira Brandão, Náila Neves de Jesus e Talita Barbosa Cardoso.