22 de março de 2022

FARMACÊUTICOS DO SUS JÁ PODEM SE CAPACITAR SOBRE PROFILAXIA PRÉ E PÓS-EXPOSIÇÃO AO HIV

Sabia que os farmacêuticos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) agora podem prescrever as Profilaxias Pré e Pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP), além de também possuir autonomia para solicitar exames necessários, seguindo o que é preconizado no Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT)?

Essa conquista foi possível a partir da articulação do Conselho Federal de Farmácia com o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, e da sua Coordenação-Geral de Vigilância do HIV/Aids e das Hepatites Virais.

Para isso é preciso que os profissionais se capacitem, e a boa notícia é que o Ministério da Saúde já está disponibilizando um curso sobre o tema, totalmente gratuito: Profilaxia Pré Exposição (PrEP) de Risco de Infecção pelo HIV: Capacitação para Profissionais de Saúde.

Para se inscrever, acesse: https://bit.ly/36tDaN0

A capacitação é baseada nas recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas e visa tornar os profissionais aptos a ofertar a PrEP de forma eficaz e segura e em seu serviço de saúde de acordo com as recomendações das diretrizes do Ministério da Saúde.

Além de procurar a especialização, os profissionais precisam apoiar e incentivar os gestores locais a implementar os protocolos exigidos para a inclusão dos farmacêuticos neste contexto.

Fonte: Comunicação do CFF.