28 de setembro de 2021

FARMACÊUTICO COORDENA SERVIÇO PIONEIRO PARA PACIENTES COM SEQUELAS PÓS-COVID-19

O farmacêutico Dr. Cláudio Paranhos está à frente de um serviço pioneiro no estado, prestado pela Climege – Hospital Dia, para oferecer tratamento integrativo complementar para pacientes com sequelas pós-Covid, especialmente, para quem mora em Mata de São João, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Graduado em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1988, e bioquímico habilitado em Análises Clínicas e Saúde Pública, pela mesma instituição, em 1989, além de formação como biólogo pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), em 1987, atualmente, na Climege, o Dr. Cláudio Paranhos é consultor e atende como farmacêutico bioquímico nas áreas de clínica natural e medicina complementar.

De acordo com o farmacêutico, a ideia de oferecer o tratamento integrativo complementar para pacientes com sequelas pós-Covid, surgiu pelo fato da Climege estar passando por franco crescimento, se desenvolvendo e diversificando serviços voltados à saúde, em especial no último ano. “Observamos o aumento da demanda de pacientes infectados desde 2020, assim como as queixas que fazem referência às sequelas em várias manifestações sistêmicas e orgânicas”.

Ainda segundo o Dr. Cláudio Paranhos, tanto a diretoria, quanto o corpo clínico da Climege, estão em constante processo de atualização e buscando pela inovação. “Nossa expertise nos fez perceber a necessidade de integrar serviços e especialidades, aplicando-os à saúde complementar, bem como ao resgate terapêutico desses pacientes, de imediato, mas com a perspectiva de ampliá-los continuamente”.

O Dr. Cláudio Paranhos explica que, durante o atendimento, o paciente pós-Covid é cuidado por uma equipe multidisciplinar, após já ter passado por um médico clínico geral ou ter sido diagnosticado por um especialista. Após a terapêutica convencional, é sugerida a consulta com o próprio Dr. Paranhos, quando é feita uma análise minuciosa do quadro do paciente (exames laboratoriais, imagem e perfil alimentar).

Feito isso, quem passa pelo tratamento pode receber orientações de conduta em saúde geral como, por exemplo, prescrição de dieta com nutricionista; análise e orientações de acordo com o perfil farmacoterapêutico; terapêutica natural ou fitoterápica (a depender do caso). “Após cada etapa, o paciente é encaminhado para treinamento ou reabilitação respiratória com fisioterapeuta. Em caso de qualquer alteração ou distúrbio identificado, o paciente será encaminhado para o especialista mais adequado”.

Como farmacêutico, o Dr. Paranhos explica que sua atuação na equipe é aplicar as bases e o conhecimento que possui, adquiridos na graduação e também nos cursos complementares e de pós-graduação em Clínica Médica Natural, Nutrição Molecular, Farmácia e Farmacologia Clínica, Medicina Natural e Plantas Medicinais. “Além disso, é importante prezar sempre pelo relacionamento respeitoso com as equipes inter e multi disciplinares”.

O farmacêutico ressalta que um tratamento como o oferecido pela Climege, é fundamental para quem teve a doença, pois, já se tem conhecimento, em vários países, que a depender das comorbidades apresentadas por indivíduos acometidos pela Covid-19, existe o risco de se desenvolver maior ou menor agravamento do quadro infeccioso. “Assim como há o risco do surgimento de sequelas pulmonares, problemas circulatórios e neurológicos, bem como o comprometimento do sistema neuroendócrino, imunológico e visceral, decorrentes também das terapêuticas às quais o paciente tenha sido submetido”.

Compartilhar: