14 de outubro de 2021

FARMACÊUTICO BAIANO É O ÚNICO BRASILEIRO EM GRUPO DE TRABALHO CRIADO PELA COLABIOCLI

No último dia 28 de setembro, foi realizada a apresentação online do Grupo de Trabalho para Banco de Sangue da Confederação Latinoamericana de Bioquímica Clínica (Colabiocli). Como representante do Brasil, entre os 10 integrantes de países da América Latina, está o farmacêutico baiano, Dr. Cláudio Brandão.

“Minha indicação para integrar o grupo ocorreu por sugestão do vice-presidente da Colabiocli, Dr. Luiz Fernando Barcelos, que também é o atual presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. Desta forma, o Brasil passou a ter uma das dez cadeiras que compõe a recém-instituída equipe e, como brasileiro e baiano, me sinto muito honrado em representar o nosso país e com muita disposição para trabalhar”, declara o Dr. Cláudio Brandão.

De acordo dom o farmacêutico baiano, este grupo, que reúne profissionais do México, Paraguai, Panamá, Honduras, Bolívia, Costa Rica e Brasil, trabalha com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento científico e atualização dos laboratórios clínicos na área da hemoterapia, bem como para a elaboração de regras que possam ser adotadas por esses estabelecimentos no âmbito do banco de sangue para a América Latina.

“Seu propósito maior é apoiar o desenvolvimento de recursos que, cada vez mais, ofereçam segurança ao doador de sangue e ao receptor de hemocomponentes. Com esse propósito a Colabiocli se inclui como entidade capaz de influenciar a atividade laboratorial na seleção de doadores, validação da qualidade dos hemocomponentes estocados e segurança transfusional”.

Natural da cidade de Anguera, no interior da Bahia, o Dr. Cláudio Brandão graduou-se  farmacêutico bioquímico pela Ufba, em 1986. Possui mestrado em Imunologia pela mesma instituição; pós-graduação em Hemoterapia e em Hematologia Laboratorial; especialização em Hemostasia Imunohematologia; em Gestão e Qualidade Laboratorial; além de formação como auditor líder da ISO 900:2015 e também MBA em Gestão de Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Atualmente, o Dr. Cláudio Brandão é coordenador geral do banco de sangue do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). É também professor de cursos de pós-graduação em Gestão, Qualidade, Hemoterapia, Hematologia, Coagulação Sanguínea e Imunohematologia, em Salvador e outros estados. Presta consultoria para melhoria de processos técnicos e gerenciais em laboratórios clínicos e serviços de banco de sangue. É presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas/Seccional Bahia (SBAC/BA), e integra as comissões de melhoria de processos em laboratórios clínicos da própria SBAC Nacional.

A Colabiocli iniciou suas atividades em 1968,  na cidade de Mar del Plata, Argentina, durante o 1º Congresso Latino-Americano de Bioquímica Clínica, com o objetivo de desenvolver regras e recomendações de atividades científicas e normativas para laboratórios de análises clínicas, visando o aprimoramento nos seus aspectos éticos, científicos, técnicos e econômicos para benefício dos cidadãos e das sociedade humanas.

A Confederação mantém vínculos permanentes com diversas instituições, especialmente, o International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine  (IFCC) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), por meio desta está vinculada também  à Organização Mundial da Saúde (OMS). Regularmente, Colabiocli patrocina a realização do Congresso Latino-Americano de Bioquímica Clínica e diversos cursos de atualização e aperfeiçoamento mantendo o seu caráter de aprimoramento técnico e científico de profissionais e serviços de laboratório.