23 de janeiro de 2023

FARMACÊUTICA TRAVESTI ASSUME ASSESSORIA DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O CRF-BA parabeniza a farmacêutica travesti Alícia Krüger, que coordena o GT sobre Cuidado Farmacêutico à População LGBTQIAP+ e outras pessoas vulneráveis do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Dra. Alícia foi convidada para integrar a equipe do Ministério da Saúde (MS) do novo governo. Ela é farmacêutica sanitarista e epidemiologista e comandará a Assessoria de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade em Saúde, ligada à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.

Dra. Alícia se autointitula travesti e ela enxerga isso como parte de uma estratégia para combater o preconceito, para que o termo seja desmarginalizado e que esse tipo de população se torne cada vez menos vulnerável.

Como farmacêutica, sanitarista, epidemiologista e TRAVESTI, é com alegria que aceito esse grande desafio em minha carreira profissional em prol da construção de um SUS mais equânime e uma Vigilância em Saúde que visibilize todas as pessoas. Travestis e demais pessoas trans em espaços e posições de decisão: eis o lema da Democracia que volta ao país; Saúde e Democracia.

Depoimento de Dra. Alícia Krüger, em sua rede social.

Dra. Alícia participou da equipe técnica que implementou as profilaxias pré e pós-exposição (PrEP/PEP) como política pública do Sistema Único de Saúde (SUS). Também fez parte do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde da do MS e já atuou no Governo do Distrito Federal (GDF) como uma das responsáveis pela implementação do serviço de farmácia clínica do Ambulatório Trans do DF.

Com o CRF-BA, Dra. Alícia contribuiu para a publicação do Guia do Cuidado Farmacêutico para a Comunidade LGBTI+, disponibilizado em 2021.