30 de novembro de 2021

FARMACÊUTICA EMPREENDE NA PANDEMIA COM OZONIOTERAPIA

Dra. Andréa Dias Santana, baiana de 41 anos, assim como outros Farmacêuticos, não tinha certeza sobre a carreira que gostaria de seguir. Ela queria algum curso na área de saúde e aproveitou a chance quando passou em Farmácia no município de Aracaju.

No início, por Farmácia não ser sua primeira opção de curso, ela sentiu insegurança. Mas passou a ler sobre a profissão e suas diversas possibilidades, e assim foi se apaixonando pela área farmacêutica. Dra. Andréa se formou no ano 2.000 e, durante quase toda sua vida profissional, trabalhou em farmácia comercial, na Farmácia Santana e na Pague Menos.

“Não vou mais trabalhar para ninguém!”, declarou Dra. Andréa ao falar sobre sua decisão de apostar no empreendedorismo.

A Farmacêutica foi de empregada com carteira assinada a empreendedora durante o período de pandemia de Covid-19, isso porque a empresa em que trabalhava precisou demitir alguns funcionários por conta da crise.

Como Farmacêutica, Bioquímica, pós-graduada em Atenção Farmacêutica, Farmácia Clínica e Estética Avançada, e sendo Ozonioterapeuta, Dra. Andréa encarou o desafio de abrir seu próprio negócio, trabalhando com Ozonioterapia.

“Ele atua na parte estética, de tratamento capilar, manchas, melasmas, mas tem sua função para tratar patologias também. É um excelente antiinflamatório e pode ajudar muito no pós-operatório dos pacientes, porque é um excelente cicatrizante”, explica Dra. Andréa sobre a Ozonioterapia.

Confira uma entrevista com a farmacêutica empreendedora, Dra. Andréa Dias Santana:

1. Quais foram suas maiores dificuldades quando você decidiu empreender?
    R: As maiores dificuldades para empreender surgem da falta de experiência ou de conhecimento especifico sobre temas que envolvem uma organização, do desenho de processos até detalhes do sistema tributário.
  2. Por que decidiu empreender com Ozonioterapia, e quais são os benefícios desse tratamento para os pacientes?
    R: A decisão de trabalhar com o ozônio veio quando observei seus benefícios. A terapia com ozônio funciona aumentando a quantidade de oxigênio nos tecidos e interrompendo processos não saudáveis no corpo, como o crescimento de bactérias patogênicas se houver uma infecção, ou impedindo alguns processos oxidativos, podendo por isso ser usado para auxiliar diversos problemas de saúde e na estética.
  3. Quais são os benefícios de empreender e o que você diria para quem está querendo começar?
    R: Os benefícios são conquistar maior ganho financeiro, trabalhar com o que gosta, ter mais liberdade e conseguir tomar as próprias decisões. Para quem está começando, eu aconselho: passe a se ver como empresa e se aprofunde e se dedique também na área administrativa, porque às vezes a gente tem muita técnica, mas esquece a parte organizacional.
  4. O que você espera do seu negócio a longo prazo?
    R: São tantas coisas! Mas o que quero mesmo é que as pessoas tenham acesso aos serviços de estética, quero que a minha empresa e os meus serviços sejam de fácil acessibilidade.
  5. O que você acha que poderia ser feito para que mais farmacêuticos empreendessem no Brasil?
    R: Eu acho que o que deveria ser feito para os farmacêuticos empreenderem mais no Brasil é uma maior orientação. Quando cursei Farmácia anos atrás, não vi nada na grade curricular sobre empreendedorismo, e acredito que isso ainda não tenha mudado.

O farmacêutico, mesmo diante de diversas opções no mercado de trabalho, na maioria das vezes, tem um lado empreendedor, seja para empreender com farmácia comercial, em um laboratório de analise clinicas, ou estética, etc. Acho que deveria haver na grade curricular matérias relacionadas à administração de negócio. A parte técnica nós sabemos, mas como organizar o negócio foi a minha maior dificuldade.

Precisei contratar um contador para me orientar nessa parte, que me ajudou principalmente com a documentação para abrir o CNPJ. Também fiz cursos no Senac de empreendedorismo. Eu procurei estudar e sei que ainda preciso estudar mais. Quero fazer MBA em Gestão Empresarial. Fiz cursos livres, como o de empreendedorismo voltado para Estética. E assim eu fui colocando o negócio para frente. Acho que a maior dificuldade do farmacêutico empreender no Brasil é a falta de orientação.

O CRF-BA realiza entrevistas com farmacêuticos que se destacam na sua atuação profissional porque acreditamos no potencial da nossa categoria. E também sabemos que ler histórias de superação e sucesso na área farmacêutica pode te inspirar a seguir esses exemplos e tentar atingir tudo que sonhou para sua carreira.

Para críticas, elogios e sugestões de pautas, entre em contato com a assessoria de comunicação pelo e-mail ascom@crf-ba.org.br.