26 de agosto de 2021

FARMACÊUTICA BRASILEIRA PARTICIPA DE FÓRUM DE DIREITOS HUMANOS DA ONU NA DINAMARCA

A farmacêutica Alicia Krüger, uma das autoras do Guia do Cuidado Farmacêutico para a População LGBTQIA+, criado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) para instruir profissionais na assistência a essa comunidade, participou da abertura do Fórum de Direitos Humanos da ONU, no de 12 a 22 de agosto, na Dinamarca. Ela representou a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) durante a World Pride 2021, que ocorreu em frente à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Copenhagem.

Em seguida, em reunião com instituições internacionais, Alicia destacou os principais problemas enfrentados por movimentos sociais de pessoas trans no Brasil. Na ocasião, houve representação da ONU, de Organizações Não Governamentais (ONGs) e instituições internacionais de apoio aos Direitos Humanos. Um dos principais destaques foram as ameaças recentes e o aumento nos níveis de violência contra os LGBTQIA+ no Brasil. “A gente precisa pensar na camada social trans, cujo 90% vive do trabalho sexual, como única opção”.

A Antra programou uma série de web seminários, no Instagram, para informar os principais destaques da World Pride e resumir os acontecimentos de cada dia. O objetivo das transmissões da entidade foi levar informações do evento para uma maior quantidade de pessoas LGBTQIA+ brasileiras, mesmo aquelas que não foram alfabetizadas e não falam em inglês.

De acordo com Alicia Krüger, a medida foi adotada por que um relatório acadêmico apenas não alcançaria muitas dessas pessoas mais vulnerabilizadas. Por isso, a Antra organizou esses web seminários em linguagem simples e acessível. “Utilizamos uma linguagem mais facilitada, algo mais lúdico, falando pajubá, inclusive, para traduzir o que realmente a World Pride pode trazer de benefício para o Brasil”.

Entre as instituições internacionais que ouviram os brasileiros e podem formar parcerias pelo fortalecimento da causa LGBTQIA+ no Brasil estão: Oram Refugee;Out; L`autre Circle; Victory Institute; Human Rights Watch; Rainbow Railroad; IACHR; OutRight Action International; Kaleidoskop Trust; Rights Forum; e Victoria. O conselheiro especial da ONU Alexandre Stutzmann também marcou presença.

A World Pride é o maior evento cultural e político do mundo para a causa LGBTQIA+ e é realizada a cada dois anos, sempre em um país diferente. Ativistas, ONGs, parlamentares, embaixadores de todo o mundo se reúnem nesse evento para debater as realidades e demandas globais da população LGBTQIA+.

Em 2021, os primeiros discursos de ativistas e autoridades destacaram a necessidade de o movimento social lutar por direitos básicos, como saúde e trabalho, afirmando que esses também são Direitos Humanos essenciais. A princesa Maria da Dinamarca participou da abertura do Fórum de Direitos Humanos e fez um discurso sobre respeito às diferenças e ao amor. Membros do parlamento dinamarquês também estiveram presentes.

No dia 19, a delegação se reuniu com o ministro conselheiro e subchefe da embaixada do Brasil em Copenhagen, Carlos Henrique Moscardo. A delegação é formada por 12 pessoas: Alicia Krüger, da Associação Nacional de Travestis e Pessoas Trans (ANTRA), Ananda Puchta, da ELLA Global Community; Gabriel Alves, da Not Only Voices; Toni Reis e Egerton Neto, da Aliança Nacional LGBTI+; Cláudio Nascimento, da Rede Gay Latino; Otávio Furtado, diretor da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil; a pesquisadora Mariana Hase Ueta; a parlamentar Robeyoncé Lima; o youtuber Pedro HMC e o jornalista Pedro Jordão.

Texto original: CFF.

Compartilhar: