16 de maio de 2021

DRA. RUTHE TRAZ O EMPREENDEDORISMO FARMACÊUTICO NO SANGUE

Dra. Ruthe traz o empreendedorismo farmacêutico no sangue

Nem todo mundo sabe qual curso gostaria de fazer. E ter dúvidas é normal, já que essa é uma decisão muito importante. Mas para Dra. Ruthe Andrade, a história foi diferente. Dra. Ruthe, de 36 anos, já nasceu na área Farmacêutica. Seu empreendimento, a Farmácia Esther, tem em média impressionantes 45 anos de existência, e tem esse nome por causa de sua fundadora, Esther Batista, avó de Dra. Ruthe.

Dra. Ruthe Andrade estudou Farmácia na Universidade Tiradentes, em Sergipe. Mas ela reside e atua em Jaguarari-BA, sua cidade Natal. Dra. Ruthe é Ex Presidente do Conselho Municipal de saúde, e atual conselheira. E atualmente é presidente da Associação Comercial industrial e agrícola de Jaguarari. Toda família de Dra. Ruthe Andrade é de comerciantes, a farmácia já está na administração da terceira geração, mas a família também já teve outros empreendimentos.

Hoje, a Farmácia Esther é administrada por Dra. Ruthe e seu esposo, Juraci Andrade. Dra. Ruthe dedica o sucesso da farmácia ao planejamento e à organização de sua família, além da valorização do ser humano, tanto dos clientes quanto da equipe, e diz “tenho certeza de que é o amor e a mão de Deus; colocamos muito amor no que fazemos”.

Confira a entrevista com a Dra. Ruthe Sylmara Oliveira Batista Andrade sobre empreendedorismo:

1. Como foi assumir a administração da Farmácia Esther? Quais foram os maiores desafios?
R: Assumir a farmácia foi algo gradual. Meus pais, Silas e Noeme Batista,  administravam. Quando retornei de Aracaju,  comecei a ser a responsável técnica da Farmácia. E tive a oportunidade de ter meus pais conduzindo e eu aprendendo. Quando dei por mim, já estava gerindo todas as áreas da Farmácia. Um dos maiores desafios foi a parte contábil, por ser algo novo. Muitos desafios, regras, burocracia diferente do que aprendemos na faculdade, mas com a experiência de meus pais e uma equipe de apoio técnico esse desafio foi mais tranquilo.

2. Qual você considera que é a melhor e a pior parte de empreender?
R: Eu sou apaixonada pelo empreendedorismo. É o sonho, o projeto que a gente coloca em ação, e o resultado vai impactar a vida do outro de forma positiva. Não só no ramo comercial, mas na minha vida, só vejo coisas boas no empreendedorismo. Sou apaixonada pelo que eu faço e pelo que eu vivo.

3. O que espera para o futuro da Farmácia Esther e da profissão farmacêutica?
R: Minha expectativa é essa permanência na administração, e que a família ainda fique com a farmácia por muitas e muitas gerações. Espero que minha empresa continue, sempre com muita honestidade, profissionalismo, seguindo todas as leis, e sempre ajudando o outro. Que possamos servir à comunidade como um todo. Talvez, iremos ampliar nossa empresa para outros municípios. Desejo que a profissão farmacêutica seja cada dia mais valorizada e que os novos profissionais sejam movidos pela paixão e compromisso com a Farmácia.

4. Quais medidas podem ser tomadas nos cursos de graduação em Farmácia para incentivar mais farmacêuticos a empreenderem?
R: Minha experiência com isso no curso foi superficial. Eu acredito que disciplinas que foquem não apenas na técnica, mas também em noção empresarial, na parte prática, para que os farmacêuticos possam sair da faculdade sabendo quais ferramentas podem desenvolver para empreender. Além da prática administrativa, podem ser ofertadas algumas disciplinas que orientem mais em relação a burocracia para montar a Farmácia, etc.

5. Qual conselho você daria para um farmacêutico que quisesse começar a empreender na área farmacêutica?
R: O que posso compartilhar com os colegas que tenham  vontade de atuarem como empreendedores do ramo Farmacêutico é que de fato tenham certeza desse desejo, que emanem amor por essa prática, sigam o  seu coração. São muitos desafios e  percalços durante o trajeto e, principalmente, a permanência no mercado, mas o foco e a determinação te fará realizado. Eu fui muito feliz, pois tive a  estrutura e a presença dos meus pais para me acompanharem no início, mas não me acomodei com isso. Mudei toda a estrutura física da loja, modernizei as instalações, investi em tecnologia e marketing. Foquei em profissionais capacitados e uma equipe valorizada. Os desafios não param, mas com muito foco, determinação e confiança em Deus, sei que alcançaremos nossos objetivos.

Após o processo de entrevista, Dra. Ruthe ainda deu um último depoimento:

Queria também agradecer, a oportunidade e esse convite. Realmente é uma oportunidade de aproximar o Conselho que é a nossa casa com os seus profissionais. Que possam desenvolver mais esses projetos e ações. Que não possamos olhar para essa instituição como apenas fiscalizadores, mas também como acolhedores e incentivadores. E valorizar mais o profissional empreendedor, muitas vezes até contribuindo de alguma forma para incentivar.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia está trazendo uma série de entrevistas com farmacêuticos empreendedores porque acreditamos no potencial da nossa categoria. Mas também sabemos que empreender não é fácil, que exige dedicação e coragem. Esperamos que mostrar histórias de superação e sucesso de pessoas que conquistaram o próprio negócio na área farmacêutica possa te inspirar a seguir esses exemplos e tentar atingir tudo que sonhou para sua carreira.

Para críticas, elogios e sugestões de pautas entrem contato com a ASCOM pelo e-mail ascom@crf-ba.org.br