29 de junho de 2021

Dr. Leandro Santana encontrou a satisfação pessoal e profissional ao empreender na área farmacêutica

Nem todos nós já sabemos de cara o que queremos fazer, qual profissão queremos ter, então é normal seguirmos caminhos diferentes, mas que, no final das contas, acabam nos revelando o que nos traria mais satisfação pessoal e profissional.

Dr. Leandro Santana, de 35 anos, reside no município de Cícero Dantas e empreendeu na área farmacêutica com a Economiza Farma. Mas ele percorreu um longo caminho até encontrar-se como farmacêutico empreendedor.

Antes de farmacêutico, Dr. Leandro é biólogo, que foi sua primeira graduação. Ele fez especialização em química, pois gosta muito de bioquímica. Tentando aprofundar seus conhecimentos pensou em fazer outra graduação. Por ter se voltado para a área da saúde como biólogo e por já ter trabalhado com vendas, encontrou no curso de Farmácia algo que poderia unir suas paixões.

Dr. Leandro montou o negócio da Economiza Farma por uma questão mercadológica, mas admite que é um idealizador, gosta de produzir e lançar ideias para o mundo. Ele encontrou a satisfação pessoal e profissional ao montar seu próprio negócio para oferecer um serviço de saúde de qualidade à população.

O diferencial da sua farmácia em Cícero Dantas, além do atendimento, é a clínica farmacêutica, já que Dr. Leandro tem especialização em Farmácia Clínica. Ele pontua que deseja que o farmacêutico seja visto, reconhecido e valorizado pelo seu amplo conhecimento nas diversas áreas em que pode atuar.

Confira abaixo uma entrevista com a Dr. Leandro Santana sobre empreendedorismo farmacêutico:

1. O que mais mudou na sua vida depois que você decidiu se tornar empreendedor?
R: Surgiram novas ideias e oportunidades, ganhei conhecimentos e responsabilidades e busco sempre me manter atualizado sobre o mercado farmacêutico e as possibilidades que aparecem tanto na drogaria como na aplicação de cursos e palestras.

2. Quais foram seus maiores desafios quando começou?
R: Um dos maiores desafios foi entender o mercado e as expectativas depositadas no empreendimento, conseguir estratégias e fazer com que os colaboradores absorvessem as metodologias da empresa. Outro desafio foi a abertura do empreendimento em tempos de pandemia, com pouco conhecimento da existência da empresa por parte da população e quase nenhuma movimentação de clientes na cidade, mas procurei me reinventar e utilizar diferentes estratégias para a manutenção da empresa.

3. O que você acha que pode ser feito para que mais farmacêuticos empreendam?
R: É necessário o incentivo e estudo direcionado ao real objetivo daquela pessoa, qual área chama mais atenção do futuro investidor, com isso o farmacêutico conseguirá aplicar os seus conhecimentos de maneira mais efetiva e com embasamento daquilo que realmente quer.

4. Qual conselho você daria para um farmacêutico que quisesse começar a empreender
R: Esteja aberto a possibilidades e aprendizagens, o mercado deve ser bem estudado em relação ao público alvo e aos fatores econômicos, para que assim o novo empreendedor possa se manter financeiramente e profissionalmente.

5. O que você espera do futuro da profissão farmacêutica e do seu negócio?
R: Espero expandir o negócio em outras áreas de atuação dentro da farmácia. O futuro da profissão farmacêutica é amplo e maravilhoso quando podemos entender a capacidade do profissional farmacêutico e aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho. Acredito que poderemos ser ainda mais reconhecidos e se apresentar a população com maior ênfase a profissão.

6. Quais são os maiores benefícios que você enxerga sobre empreender?
R: Profissionalmente os benefícios são inúmeros, pois além da questão financeira, onde o profissional vai conseguir os seus proventos, existe a possibilidade de aplicar ideias novas e conhecimentos adquiridos em cursos ou obtidos através da troca de ideias com outros empreendedores.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia está trazendo uma série de entrevistas com farmacêuticos empreendedores porque acreditamos no potencial da nossa categoria. Mas também sabemos que empreender não é fácil, que exige dedicação e coragem. Esperamos que mostrar histórias de superação e sucesso de pessoas que conquistaram o próprio negócio na área farmacêutica possa te inspirar a seguir esses exemplos e tentar atingir tudo que sonhou para sua carreira.

Para críticas, elogios e sugestões de pautas entrem contato com a ASCOM pelo e-mail ascom@crf-ba.org.br.