18 de fevereiro de 2021

Dr. Fabrício Teodoro é exemplo de superação no empreendedorismo farmacêutico

Empreender nem sempre é fácil, e na área farmacêutica não é diferente. O Dr. Fabrício Teodoro Rodrigues da Silva, de 35 anos, fez o curso de Farmácia já sabendo que era isso que queria. Pretendia trabalhar com Análises Clínicas, mas, no decorrer do curso, se encontrou também na área comercial.

Durante o período em que foi funcionário no setor público e particular, Dr. Fabrício aprendeu muita coisa, e também foi quando nasceu o desejo de ter seu próprio negócio. Ele abriu e iniciou sua primeira empresa com um sócio em 2014. Mas a sua segunda loja inaugurada não deu certo por terem tomado decisões erradas. Entre elas, a escolha do bairro e o alto custo operacional para manter a loja. Entretanto, ter resiliência é uma característica fundamental para qualquer empreendedor. Sendo assim, Dr. Fabrício tentou novamente, mas sem sociedade, e hoje ele tem a Farmácia do Vale, em sua cidade natal no interior da Bahia, Juazeiro.

A Farmácia do Vale oferece o comércio de produtos farmacêuticos, o serviço de entrega a domicílio por telefone e aplicativo, serviços clínicos como perfuração auricular, aplicação de injetáveis, testes para covid-19, medição de glicemia, colesterol, etc. Ele destaca a presença do profissional farmacêutico focando cada vez mais nos serviços clínicos como diferencial do seu empreendimento, e deseja conquistar o reconhecimento das pessoas pelo seu trabalho, mostrando o quanto o farmacêutico e as farmácias são importantes para a população, o que ficou claro durante essa pandemia.

Confira uma entrevista com Dr. Fabrício Teodoro sobre empreendedorismo:

1. O que te motivou a empreender na área farmacêutica?
Crescimento profissional no aspecto financeiro e pessoal, servindo de referência para outros colegas para empreenderem, e aumentar o número de colegas empreendedores na área.

2. Quais foram os maiores desafios que você enfrentou como empreendedor?
Falta de conhecimento fiscal, tributário e administrativo na academia, o que me levou a aprender somente na prática. Juntamente com a concorrência com as grandes redes cada vez expandindo para cidades menores e regiões periféricas das mesmas.

3. Por qual motivo você acha que sua segunda loja não deu certo?
Falta de inovação em acompanhar as mudanças tecnológicas e implantação de mais serviços clínicos, além da falta de estudos do perfil do bairro, considerando somente o ponto e a localização, e não o principal: o perfil dos clientes

4. Quais são seus planos para sua carreira e seu negócio no futuro?
Aumentar o número de lojas com este perfil clínico, com vários serviços, e virar franquia.

5. Qual conselho você daria para um farmacêutico que quisesse começar a empreender na área farmacêutica?
Comece a falar com colegas que empreendem em várias áreas da saúde ou não, trabalhe duro e estude bastante para adquirir parte do recurso para iniciar e conhecimento onde desejar empreender, e persistir.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia está trazendo uma série de entrevistas com farmacêuticos empreendedores porque acreditamos no potencial da nossa categoria. Mas também sabemos que empreender não é fácil, que exige dedicação e coragem. Esperamos que mostrar histórias de superação e sucesso de pessoas que conquistaram o próprio negócio na área farmacêutica possa te inspirar a seguir esses exemplos e tentar atingir tudo que sonhou para sua carreira.

Para críticas, elogios e sugestões de pautas entrem contato com a ASCOM pelo e-mail ascom@crf-ba.org.br.

WhatsApp Image 2021-02-17 at 08.28.11