17 de setembro de 2022

DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE

Hoje, dia 17 de setembro de 2022, é celebrado o Dia Internacional da Segurança do Paciente. O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia, como uma autarquia responsável pela fiscalização do exercício profissional farmacêutico, tem um compromisso com a sociedade para cuidar e zelar da saúde da sociedade.

Através da Fiscalização, o Conselho busca a segurança do paciente, mas existem outras formas de atuarmos para garantir essa segurança, como a disseminação de conteúdo informativo com o objetivo de conscientizar e instruir os profissionais farmacêuticos, que no seu dia a dia, fazem toda a diferença na vida dos pacientes.

O primeiro exemplo desse conteúdo é a Cartilha de Descarte de Medicamentos, feita pelo CRF-BA em parceria com a UNEB. A cartilha tem por objetivo orientar as pessoas sobre como fazer o processo de descarte do medicamento vencido ou em desuso, conscientizando também para as consequências de um descarte incorreto, o que afeta direta ou indiretamente a saúde do paciente.

O segundo exemplo é o Guia do Cuidado Farmacêutico para a Comunidade LGBTI+, que foi criado por várias autoras para apresentar aos farmacêuticos e outros profissionais da área de saúde a necessidade de respeitar a diversidade e de que forma garantir o bom atendimento a esse grupo. Em todos os casos, mas principalmente neste, a orientação correta faz toda a diferença na saúde e nos resultados que o paciente conseguirá com o uso de algum medicamento, sendo de responsabilidade do profissional garantir a segurança desse paciente.

Por último, mas não menos importante, o CRF-BA apoio a obra “Covid-19: da Libras para o português“, que tem como objetivo trazer informações sobre essa doença que assolou o mundo inteiro para pessoas surdas e surdo-cegas, pessoas que sofrem com dificuldade de acesso à informação e atendimento por não haver acessibilidade nos estabelecimentos.

Todas essas iniciativas fazem parte de garantir a segurança do paciente, mas você também pode promover essa segurança no seu dia a dia, no seu ofício e atendimentos. Te convidamos para participar dessa corrente e garantir a segurança do paciente cada vez mais.