6 de setembro de 2022

DIA DO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS

O CRF-BA cumprimenta e parabeniza os técnicos em análises clínicas, os profissionais que contribuem para o cuidado ao paciente em uma das mais importantes áreas de atuação farmacêutica.

Essa é uma área complexa e exige uma gama de profissionais habilitados, e o técnico de laboratório de Análises Clínicas soma-se a essa equipe, executando atividades padronizadas de laboratório, necessárias ao diagnóstico.

Os técnicos de laboratório de Análises Clínicas atuam sob a direção técnica e a supervisão do farmacêutico. Entre as atribuições, previstas na Resolução CFF nº 485/08, os técnicos são responsáveis por atender e cadastrar pacientes, coletar o material biológico, preparar as amostras do material biológico para a realização dos exames, realizar registro, identificação, separação, distribuição, acondicionamento, conservação, transporte e descarte de amostra ou de material biológico.

Também são atividades realizadas pelos técnicos, auxiliar no preparo de soluções e reagentes; executar tarefas técnicas para garantir a integridade física, química e biológica do material biológico coletado; proceder a higienização, limpeza, lavagem, desinfecção, secagem e esterilização de instrumental, vidraria, bancada e superfícies; auxiliar na manutenção preventiva e corretiva dos instrumentos e equipamentos do Laboratório de Análises Clínicas; entre outras.

O suporte do técnico é fundamental para que os serviços de análises ocorram com qualidade e rapidez.

Parabéns, técnicos em Análises Clínicas, pelo trabalho fundamental à saúde da população!

Compartilhar: