8 de março de 2024

CRF-BA REALIZA O ENCONTRO ANUAL DA FISCALIZAÇÃO

Nos dias 7 e 8 de março, o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) realizou o Encontro Anual de Fiscalização, em sua sede, localizada no bairro de Ondina, na capital baiana.

No dia 7 de março, estavam presentes à mesa para fazer a abertura dos trabalhos a vice-presidente, Dra. Angela Pontes; o diretor, Dr. Francisco Pacheco; e o farmacêutico fiscal e atual coordenador da Fiscalização, Dr. Anderson Porto de Azevedo Almeida.

Em ambos os dias, o presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martinelli também acompanhou os trabalhos.

Em seu momento de fala, Dra. Angela abordou os atuais desafios da fiscalização. Dr. Pacheco discutiu a reorganização administrativa do Conselho e necessidade de modernização. No momento também foi pontuado a necessidade de um olhar atento ao suporte a equipe de fiscalização e a necessidade de concurso para os novos fiscais, que ocorrerá ainda este ano, inclusive podendo haver cadastro de reserva.

Após um breve intervalo, a Dra. Renata Tereza Gonçalves Pereira, presidente da Sociedade Brasileira Científica de Farmácia Estética (SOBRACIFE) e coordenadora da comissão de estética do CFF, ministrou uma palestra sobre a atuação do profissional farmacêutico na área da estética.

Na palestra, Dra. Renata falou a respeito do que é a farmácia na estética, sobre a legislação para o setor e como se atua nos consultórios, possibilitando conhecimento para os farmacêuticos fiscais abordarem esse tipo de estabelecimento e fiscalizar a atuação do profissional farmacêutico.

Hoje, dia 8, o Encontro continuou com, uma palestra do servidor responsável pela frota de veículos do CRF-BA, Josenilton Reis Silva,  que falou sobre a atuação do setor de transportes.

Após isso, o encontro tratou do mapeamento das regiões de fiscalização, seguido por uma palestra do Dr. Helder Souza, procurador jurídico do CRF-BA, que abordou o tema “Fiscalização no Serviço Público”. Após o almoço, Dra. Alessandra Guedes ministrou a palestra “Aplicação de fichas em farmácias comunitárias”.

Para encerrar as atividades o responsável pelo setor financeiro do CRF-BA, Carlos Cajá, falou sobre o pagamento e reembolso das despesas rotineiras dos fiscais.