20 de abril de 2020

CRF-BA PUBLICA NOTA TÉCNICA SOBRE O USO DA HIDROXICLOROQUINA POR VIA INALATÓRIA PARA TRATAMENTO DA COVID-19

Recente publicação sobre a hidroxicloroquina sugere uma suposta nova forma de administração do medicamento para o tratamento da Corona Virus Disease (Doença do Coronavírus ou COVID-19), utilizando a inalação por meio de nebulização de comprimidos, o que poderia ser uma forma eficaz de tratamento para a doença.

Este suposto estudo, um relatório de opinião, escrito por Vladimir Zelenkoe publicado em janeiro de 2021, não é caracterizado como um estudo científico, pois não foi publicado em revista científica indexada, nem revisado por pares.

A situação emergente com a pandemia imposta pelo novo Coronavírus (SARS-Cov2), resultando em aumento de casos de COVID-19, tem determinado a tomada de decisões apressadas e controversas com base em estudos e/ou de qualidade científica questionáveis.

Ademais, destacam que, ainda, há muito que especular na busca por uma terapêutica eficaz, acessível e segura para o tratamento dos sinais e sintomas da SARS- CoV-2, pois o conhecimento das propriedades físico-químicas e farmacológicas é essencial para o desenvolvimento de novas formulações inovadoras para administração por inalação.

Esta Nota Técnica elaborada pelos professores Dr. Aníbal de Freitas Santos Júnior (CRF-BA 3365) e Dr. Antônio Anderson Freitas Pinheiro (CRF-BA 4822), além da farmacêutica especialista, Dra. Maria Fernanda Barros de Oliveira Brandão  (CRF-BA 4699) destaca, entre outros pontos importantes, os aspectos regulatórios do medicamento, recomendações para profissionais farmacêuticos e para a comunidade.

Leia a Nota Técnica completa aqui.

Compartilhar: