2 de dezembro de 2022

CRF-BA PARTICIPA DE AÇÃO CONJUNTA EM CAMAÇARI

Na quinta-feira (1º) foi realizada uma operação conjunta, em Camaçari, para combater o funcionamento de estabelecimentos farmacêuticos clandestinos e irregulares, naquele município localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A importância desta ação foi discutida alguns dias antes, durante reunião do presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martinelli Júnior, com a diretora da Vigilância em Saúde de Camaçari, Dra. Alcione Vasconcelos.

Pelo CRF-BA, a operação foi coordenada pela Dra. Lorena Almeida, responsável pelo setor de fiscalização.

Foram destinadas quatro equipes de fiscais do CRF-BA, além dos integrantes do corpo de fiscalização de Camaçari para participar da operação onde alguns estabelecimentos foram interditados e notificados para que regularizem sua situação no que se refere às exigências sanitárias e documentações vigentes no país.

Entre as irregularidades encontradas estavam a venda de medicamentos fora do prazo de validade e a ausência de um profissional farmacêutico no local, entre outras.  

De acordo com o presidente do CRF-BA, o funcionamento desses estabelecimentos nas condições encontradas coloca em risco a saúde da população baiana e camaçariense, que adquire medicamentos em farmácias que não contam com um profissional farmacêutico como responsável técnico ou que não possuem o alvará da Vigilância Sanitária, por exemplo.

“Não mediremos esforços para regularizar a situação de todas as farmácias nos 417 municípios baianos. O acesso à assistência farmacêutica é um direito pleno dos nosso cidadãos”, declarou Mário Martinelli Júnior.

Compartilhar: