7 de agosto de 2023

CRF-BA PARTICIPA DA CAMPANHA AGOSTO LILÁS EM CONQUISTA

Nesta segunda-feira (7) aconteceu, em Vitória da Conquista, o lançamento da Campanha Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher, que conta com apoio do Conselho Regional da Bahia (CRF-BA).

A data de hoje marca também o aniversário de 17 anos da Lei Maria da Penha, que tornou crime a violência doméstica e familiar contra as mulheres.

O lançamento da campanha, com o tema “Conhecer e transformar: nossa luta é pela vida de todas”, aconteceu no Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos, em Conquista.

Estiveram presentes ao evento o delegado honorário, Dr. Felipe Bittencourt, que representou o CRF-BA; o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias; a coordenadora da Assistência Farmacêutica de Conquista, Dra. Renata Prado Silva Nogueira; a fiscal do CRF-BA, Dra. Moazelia Roliher Moreira Monteiro; e a diretora de Vigilância em Saúde, Halanna Ferraz; além de outros profissionais farmacêuticos que compareceram para prestigiar o lançamento da campanha.

Por meio da parceria entre o CRF-BA e a prefeitura de Vitória da Conquista, cartazes com o número para denúncias 180 ficarão expostos em estabelecimentos que tiverem farmacêuticos atuando.

Além disso, o farmacêutico poderá denunciar aos órgãos competentes que integram a ação os casos de violência contra a mulher que cheguem ao seu conhecimento.

QUEM É MARIA DA PENHA

A cearense Maria da Penha Maia Fernandes é farmacêutica bioquímica, graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1966. Autora do livro “Sobrevivi… posso contar”, lançado em 1994, é fundadora do Instituto Maria da Penha e, até hoje, fala sobre a sua experiência, dá palestras e luta contra a impunidade dessa violência que é social, cultural, política e ideológica, que afeta milhares de mulheres, adolescentes e meninas no Brasil e no mundo.