31 de outubro de 2023

CRF-BA PARTICIPA DA ASSINATURA DO PACTO NACIONAL PELA CONSCIÊNCIA VACINAL

O Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA), representado pela sua vice-presidente, Dra. Angela Pontes, participou, nesta terça-feira (31), da cerimônia de assinatura do “Pacto Nacional pela Consciência Vacinal”, realizada na sede do Ministério Público da Bahia (MP), no CAB.

O procurador jurídico do CRF-BA, Dr. Helder Souza, também compareceu à cerimônia.

A campanha foi lançada pela  Comissão da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público  (CNMP) para incentivar uma atuação coordenada de forma nacional, entre o MP e órgãos e entidades que atuam com a saúde pública, em busca da consciência vacinal, tendo por objetivo a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura de vacinas em todo o Brasil.

A Bahia é o 12º estado a aderir ao Pacto. Por aqui, a iniciativa se faz necessária e importante porque, de acordo com dados do portal do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) do Ministério da Saúde, a média de cobertura vacinal, na Bahia, caiu de 65,14%, em 2019, para 45,06% em 2023.

A mesa de abertura do evento contou com as presenças de autoridades como: o vice-governador, Geraldo Júnior; a procuradora-geral, Norma Angélica Cavalcanti; o presidente da CNMP, Jayme Neto; a corregedora-geral do MP/BA, Cleonice Lima; a procuradora-geral do MP/BA, Bárbara Camardelli; a secretária de Saúde da Bahia; Roberta Santana; a secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro; a vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos; a ouvidora do MP, Elza Souza; o presidente do TCM, Francisco Netto; o procurador-chefe do MPT-BA, Maurício Brito; e a coordenadora do CDSMP-BA, Patrícia Medrado.

Entre os presentes esteve a diretora do Instituto Gonçalo Moniz/ Fiocruz Bahia, Dra. Marilda Gonçalves.