18 de março de 2022

CRF-BA ESCLARECE SOBRE COMO PROCEDER EM RALAÇÃO AO MEDICAMENTO LOSARTANA

As empresas farmacêuticas Sanofi Medley e a Sandoz anunciaram, recentemente, o recolhimento voluntário e preventivo de lotes de medicamentos com o princípio ativo losartana como medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos.

O Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA) informa que os farmacêuticos poderão orientar os pacientes informando quais medicamentos contendo losartana, de outros fabricantes, podem ser adquiridos e administrados normalmente, conforme prescrição médica.

Profissionais farmacêuticos também podem explicar como devolver os medicamentos com o princípio ativo losartana que estão em processo de recolhimento voluntário pelas empresas Sandoz e Medley.

Por sua vez, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em conjunto com órgãos regulatórios de outros países, pois a questão não se restringe apenas ao Brasil, está adotando medidas para garantir a segurança dessa classe de medicamentos denominada “sartanas” (também conhecidos como antagonistas dos receptores da angiotensina II).

As impurezas que levaram ao “recall” são mutagênicas, substâncias químicas que podem causar alterações no DNA de uma célula, encontradas em comprimidos dos lotes em questão. Tais mutações podem aumentar o risco de câncer em longo prazo, mas o risco específico dessa impureza causar a doença em humanos é atualmente desconhecido.

Medicamentos com o princípio ativo losartana são usados para tratar pacientes com pressão alta (hipertensão arterial). Também são utilizados em pacientes com doença cardíaca (insuficiência cardíaca) ou renal (insuficiência renal), bloqueando a ação de angiotensina II, um hormônio que contrai os vasos sanguíneos e aumenta a pressão arterial.

Recomenda-se que os pacientes  não deixem de utilizar o medicamento com princípio ativo losartana, pois o risco de parar de tomá-lo é consideravelmente maior do que o risco de continuar o tratamento, até a próxima consulta com seu médico.

Para mais informações sobre o assunto:

SAC Sanofi Medley: 0800 703 0014

SAC Sandoz: 0800 400 9192