2 de abril de 2024

CRF-BA COLABORA COM MATÉRIA DO JORNAL A TARDE SOBRE AUMENTO DE PREÇO DE MEDICAMENTOS

No dia 30 de março, o jornal A Tarde veiculou uma matéria abordando o aumento do preço de medicamentos, contando com a colaboração de Maria Fernanda Barros, farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia.

Segundo informações da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), os medicamentos sofrerão um reajuste de até 4,5% neste ano. Esse reajuste anual está previsto para amanhã e entrará em vigor na próxima segunda-feira. O aumento é calculado levando em consideração o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reflete a inflação oficial acumulada nos 12 meses anteriores.

Outros fatores, como a produtividade do setor e os custos de produção – não contemplados pelo índice -, além da promoção de concorrência, são considerados na determinação do reajuste. Geralmente, o aumento ocorre uma única vez por ano, sempre no primeiro dia de abril. Em 2024, o preço dos medicamentos para venda ao consumidor final sofreu mais um impacto devido ao ajuste do ICMS, que na Bahia subiu para 20,5%, interferindo em cerca de 2% nos preços dos medicamentos monitorados pelo governo, conforme explicação de Luís Trindade, do Sindicato do Comércio Farmacêutico do Estado da Bahia (Sincofarba).

Acesse aqui e leia a matéria completa para saber mais.