11 de janeiro de 2024

CONCURSO UNIFICADO TRAZ OPORTUNIDADE PARA FARMACÊUTICOS

Recentemente, foi divulgado o edital para o aguardado Concurso Nacional Unificado (CNU), um marco inovador na seleção de profissionais para órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Este modelo prevê a realização conjunta de concursos públicos, visando o provimento de cargos efetivos em diversos setores, e traz uma excelente oportunidade para os farmacêuticos que buscam ingressar no serviço público.

No total, serão disponibilizadas 6,6 mil vagas em diferentes órgãos, sendo uma parcela significativa destinada ao Ministério da Saúde.

Os futuros servidores farmacêuticos terão a chance de atuar em áreas estratégicas, como nas secretarias de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (Sectics), Atenção Especializada à Saúde (Saes) e Atenção Primária à Saúde (Saps). Esta distribuição visa fortalecer a presença qualificada desses profissionais em diversas frentes, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços de saúde pública.

A coordenadora-geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde, Etel Matielo, destaca a relevância do certame para a equidade na elaboração de políticas públicas de saúde, enfatizando a inserção de farmacêuticos de diferentes territórios e realidades na seleção. Essa iniciativa visa enriquecer o quadro de profissionais, garantindo uma abordagem diversificada e abrangente no cuidado à saúde da população.

É fundamental que os farmacêuticos interessados fiquem atentos às informações oficiais do Concurso Público Nacional Unificado para acompanhar todas as etapas do processo seletivo. Com a aplicação simultânea de provas em 217 cidades, incluindo capitais e municípios menores, a oportunidade se estende a candidatos de nível médio e superior, proporcionando uma ampla participação e seleção dos melhores profissionais para contribuir com a construção de um serviço público de saúde mais eficiente e acessível a todos.

Para se inscrever, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br. A conta Gov.br garante a correta identificação de cada cidadão que busca os serviços digitais do governo. Em seguida, é necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital.

No momento da inscrição, o candidato fará a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.

As inscrições, que só começam dia 19/1, devem feitas pelo próprio candidato e apenas pela plataforma Gov.br. Serão aceitos todos os níveis de conta na plataforma Gov.br (ouro, prata ou bronze).

Compartilhar: