10 de junho de 2022

CIM DO CRF-BA PARTICIPA DE INFORME DA REDCIMLAC

O CIM (Centro de Informções sobre Medicamentos) do CRF-BA participou do Informe da RED CIMLAC (Red de Centros de Información de Medicamentos de Latinoamérica y el Caribe), que é uma rede corporativa e colaborativa na área de gestão do conhecimento de temas relacionados aos medicamentos e à terapêutica.

A autoria do Informe foi em conjunto com sete colegas de CIMs de outros países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Guatemala, México e Panamá). O documento foi publicado no último Boletim Red CIMLAC Informa, em maio de 2022.

Esse informe discute a distribuição irracional dos kits que continham ivermectina, hidroxicloroquina ou corticosteróides sistêmicos para pacientes  ambulatoriais antes dos primeiros sintomas do COVID-19, não só feito sem comprovação científica, mas também como em alguns países a distribuição continuou apesar das recomendações da OMS, EMA ou FDA para não usá-los.

Além disso, a dispensação de kits ambulatoriais pode ter contribuído para o uso irracional de medicamentos, uma vez que foram distribuídos indiscriminadamente à população.

O título do informe traduzido para o português é: “Kit de medicamentos para COVID-19” na América Latina: Uma prática questionável que incluiu medicamentos de risco”.

Acesse aqui o site da RED CIMLAC.

Lista de autores:

Mariana Caffaratti CIME-FCQ-UNC
1. CIME-FCQ-UNC Centro de Informação de Medicamentos da Universidade Nacional de Córdoba. Argentina.

Sandra Lima, Beatriz Requena CIDME
2. CIDME Centro de Información y Documentación del Medicamento da Universidade Mayor de San Andrés. Bolivia.

Maria Fernanda Barros CIM/CRF-BA
3. Centro de Informações sobre Medicamento. Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahía (CIM/CRF-BA). Brasil.

José Julián López CIMUN
4. CIMUN Centro de Informação de Medicamentos da Universidade Nacional de Colombia. Colombia.

Lorena Cerna CEGIMED
5. Centro Guatemalteco de Informação de Medicamentos CEGIMED. Guatemala.

Liliana Barajas CIMIT-UAEH
6. CIMIT Centro de Información de Medicamentos e Información Toxicológica. Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo. México.

Lisbeth Tristán de Brea CIIMET
7. CIIMET Centro de Investigación e Información de Medicamentos y Tóxicos. Facultad de Farmacia Universidad de Panamá. Panamá.
Fátima Pimentel (Asesora independiente de la Red)

Compartilhar: