25 de julho de 2022

CIM CONCEDE ENTREVISTA SOBRE DESABASTECIMENTO DE MEDICAMENTOS

A colaboradora responsável pelo CIM (Centro de Informações sobre Medicamentos), Maria Fernanda Barros, foi entrevistada pelo repórter Thiago Teixeira, da Rádio BandNews FM.

A pauta da entrevista foi a falta de medicamentos na atenção básica, com o objetivo de esclarecer os motivos que geram o desabastecimento e o impacto disso para a sociedade.

Segundo uma matéria do CFF, o desabastecimento de medicamentos essenciais ao cuidado à saúde, em todos os níveis de atenção de todas as regiões brasileiras, é fruto de uma conjuntura que engloba diversos fatores como:

• descontinuidade da produção de alguns fármacos pela indústria para priorizar medicamentos com maior demanda gerada pela pandemia de Covid-19;
• disseminação de epidemias, notadamente de síndromes respiratórias e doenças virais;
• falta de matéria-prima, em decorrência da guerra na Ucrânia e do lockdown na China, que impacta tanto a fabricação do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), quanto a chegada ao país dos estoques já adquiridos, parados na origem pelo fechamento dos portos chineses;
• necessidade de substituir os medicamentos em falta, o que gera um efeito cascata, dificultando o acesso aos fármacos que substituem aqueles com o abastecimento mais crítico. (Leia mais)

Confira abaixo o áudio da entrevista:

Compartilhar: