19 de dezembro de 2023

CFF LANÇA GUIAS DE PROFILAXIAS PREP E PEP

A coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Cuidado Farmacêutico à População LGBTQIAPN+ e outras Populações Vulneráveis do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Alícia Kruger, destacou um momento histórico durante o lançamento dos guias de profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) ao vírus HIV. Pela primeira vez, farmacêuticos e farmacêuticas puderam prescrever medicamentos tarjados, inicialmente direcionados a profissionais do sexo, travestis, mulheres e homens transexuais, homens gays e outros considerados marginalizados pela sociedade.

O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (19.12), durante a 538ª reunião plenária do CFF. A analista de políticas sociais do Ministério da Saúde (MS), Tatianna Alencar, representando o coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Draurio Barreira, participou, marcando a parceria para melhorar o acesso dessas populações aos medicamentos oferecidos pelo SUS.

Walter Jorge João, presidente do CFF, ressaltou os alarmantes números relacionados ao HIV/Aids globalmente: cerca de 4 mil novas infecções diárias e 650 mil mortes em 2021. No Brasil, foram quase 41 mil novos casos de HIV e 35 mil casos de Aids em 2021, resultando em aproximadamente 20 mortes por dia no país devido a essas causas.

O presidente do CFF enfatizou a importância do Grupo de Trabalho e das estratégias adotadas para minimizar esse cenário. Ele ressaltou o papel crucial dos farmacêuticos na prescrição das profilaxias pré e pós-exposição ao vírus HIV, com o reconhecimento da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) sobre essa contribuição essencial da profissão. O presidente destacou a necessidade de expandir esses serviços, considerando a preocupação da SVS.

Dra. Maria Fernanda Barros, farmacêutica responsável pelo Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do CRF-BA participa do Grupo de Trabalho responsável pelo guia e é uma das autoras.

O Conselho Federal de Farmácia agradece a todos os envolvidos por esse marco histórico em prol da saúde e prevenção no combate ao HIV/Aids.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia