8 de novembro de 2022

BOLETIM PLANFAVI TRAZ A IMPORTÂNCIA DAS FARMÁCIAS VIVAS NO SUS E MUITO MAIS

O novo boletim Planfavi (Sistema de Farmacovigilância de Plantas Medicinais) traz importantes informações para a saúde na área farmacêutica.

  • Uma delas é a informação de que a Organização de Saúde Mundial recomenda o uso racional das plantas medicinais nos programas de Saúde Pública, especialmente na Atenção Primária à Saúde. O Programa Farmácias Vivas, considerado um programa de Assistência Farmacêutica Social, visa oferecer Assistência Farmacêutica Fitoterápica a entidades públicas e comunidades regionais interessadas em utilizar plantas medicinais como recurso terapêutico sem fins lucrativos.
  • A planta em foco deste boletim é a “Unha de Gato”, como é conhecida popularmente a Uncaria tomentosa, que é uma planta que ocorre naturalmente nos países da América do Sul e Central, e emite espinhos em formato de gancho que se assemelham às unhas de gato. Esta espécie está incorporada na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS e na Relação Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. O boletim traz sua fitoquímica, farmacologia, as reações adversas observadas e um resumo dos estudos.
  • Outro tópico que você encontrará é um texto sobre a campanha orientativa lançada pela Anvisa sobre segurança ao comprar fitoterápico.
  • O boletim também traz informações sobre Intoxicações fatais por mitraginina, um alerta sobre a calêndula e um tópico sobre Mitos e Realidades, desta vez falando sobre o Ipê Amarelo.

O CRF-BA te convida para ler o Boletim Planfavi. Acesse abaixo:

Compartilhar: