26 de maio de 2023

ATUAÇÃO DOS FARMACÊUTICOS NA ESTÉTICA COMPLETA 10 ANOS

A aparência e a beleza sempre foram muito valorizadas ao longo dos anos da humanidade. Afinal, em cada período, um padrão de beleza diferente era considerado o ideal. Atualmente, os procedimentos estéticos mais buscados são para afinar os traços do rosto, como o nariz; marcar o maxilar, levantar o olhar, preencher os lábios e muitos outros.

Neste mês de maio de 2023, o profissional farmacêutico completa 10 anos de atuação nessa área. Regulamentando a atuação, existem duas resoluções do Conselho Federal de Farmácia em vigor sobre o assunto (nº 616 e nº 645), e o CFF também disponibiliza uma Guia Orientativo sobre Saúde Estética, que abrange a legislação e traz dicas aos profissionais.

Fica evidente que a Estética é uma área promissora, já que permite o farmacêutico empreender, ter seu consultório e seus pacientes. Segundo uma pesquisa da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos), o Brasil se tornou o terceiro maior da área no mundo, perdendo apenas para os EUA e a China. Segundo a entidade, o setor movimentou mais de R$ 47,5 bilhões em plena pandemia e tem perspectivas otimistas para os próximos anos.

No entanto, apesar de ser uma próspera possibilidade para os farmacêuticos, os procedimentos estéticos, na maioria das vezes, seguem os modismos da sociedade. Se antes a harmonização facial era um dos procedimentos mais procurados, hoje já há quem deseje realizar o inverso, a chamada “Desarmonização Facial”.

Pessoas famosas, como a influenciadora Flávia Pavanelli e o cantor Lucas Lucco já fizeram o processo, por exemplo. Segundo o Grupo Técnico de Trabalho de Estética do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia, isso se deve ao fato de, aos poucos, com a harmornização facial, as pessoas se depararem com fisionomias muito parecidas, sendo consideradas por muitos profissionais como a “padronização facial”. Isso levou à busca por clínicas e profissionais para fazerem a desarmonização facial, seja por perceberem alguns excessos ou por não se reconhecerem ao se olhar no espelho nessa nova versão.

Nesse sentido, considerando todas as possibilidades da área para profissionais e pacientes, a assessoria de comunicação deste Conselho disponibiliza uma entrevista com o GT de Estética, confira abaixo:

CRF-BA: Em vista da grande procura por procedimentos estéticos, a Estética é promissora. Como o farmacêutico pode se inserir e atuar na área?

GT: Para se tornar reconhecidamente um farmacêutico esteta é necessário ingressar em uma pós-graduação lato sensu na área da saúde estética, sendo esta reconhecida pelo Ministério da Educação, conforme resoluções 616/15 e 645/17. Ou, como consta nas resoluções citadas, que o profissional apresente curso livre de formação profissional em saúde estética, desde que o mesmo seja reconhecido pelo Conselho Federal de Farmácia.

Vale ressaltar que os cursos de capacitação, imersões e atualizações não se adequam  à categoria de cursos livres; não isentando, portanto, o profissional farmacêutico de cursar uma especialização na área da saúde estética.

É importante lembrar também que após a conclusão do curso de especialização, o profissional deve registrar seu título de especialista no Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia, onde passará por uma análise e, a partir daí, será registrado em carteira e reconhecido como um farmacêutico esteta.

CRF-BA: Questões psicológicas, como a baixa autoestima, influenciam na forma como as pessoas enxergam a própria aparência. Assim, até que ponto os procedimentos estéticos podem ajudar?

GT: Os procedimentos estéticos são grandes aliados da autoestima, mas precisamos sempre ter em mente que o resultado é a soma de um conjunto de fatores que são tão importantes quanto a realização do procedimento. Uma rotina de hábitos saudáveis são de grande valia para alcançar os resultados também.

CRF-BA: Em relação à ética profissional, com o que o farmacêutico esteta deve tomar cuidado?

GT: O farmacêutico deve consultar o CRF antes de iniciar qualquer prática na estética, é importantíssimo apostilar a pós-graduação junto ao Conselho e, ainda assim, depois disso certificar quais são os procedimentos que estamos autorizados a realizar em consultório. No mais, ter conhecimento anatômico, técnico e de biosseguança para atuar na prática.

CRF-BA: Indo além dos procedimentos estéticos e entrando no campo do empreendedorismo, como o farmacêutico pode fazer seu negócio prosperar na área?

GT: O farmacêutico próspero é aquele que está em constante atualização, que segue se dedicando ao fazer na prática e nos estudos. A capacitação contínua é peça chave para se manter no mercado.

CRF-BA: Como ocorre a relação entre a responsabilidade do profissional e o paciente que realizou ou pretende realizar um procedimento estético?

GT: É uma responsabilidade compartilhada, o tratamento não inicia e finaliza no consultório. Farmacêutico e paciente precisam caminhar juntos em prol dos resultados. As recomendações precisam ser seguidas para que não apenas alcance os resultados, mas também para que não agrave a queixa do paciente.

CRF-BA: Há algum conselho ou dica que o Grupo queira deixar para os futuros profissionais da área estética?

GT: Estudem, muito! Se capacitem tecnicamente, entreguem ao paciente mais que o contratado em questão de cuidado e assistência pós-procedimentos. Atuem dentro da legislação que nos permite exercer essa especialidade e acompanhem nossas redes sociais para não perderem os eventos gratuitos fornecidos pelo Conselho. Contem com o GT de Estética como suporte junto ao CRF-BA para lhes auxiliar quando sentirem necessidade!


Fazem parte do GT de Estética do CRF-BA:
Dr. Arnor Moura de Souza
Dr. João Costa Oliveira
Dra. Gabby de São Paulo Luz
Dra. Juliana Lima Araujo
Dra. Marjolie Carla Marques
Dr. Ian Blanco

Compartilhar: