8 de março de 2023

ASSESSIBILIDADE: FARMACÊUTICA DESENVOLVE SISTEMA PARA AJUDAR USUÁRIO COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Neste importante dia, 08 de março, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o CRF-BA traz visibilidade a uma farmacêutica que faz a diferença: Dra. Grayce Miguel França.

A farmacêutica desenvolveu um sistema para ajudar o usuário com deficiência visual a identificar medicamentos mais facilmente.

‘Farmácia Pra Cego Ver’ é um sistema que traz assessibilidade com o recurso de QR code, impresso em alto relevo nas caixas, frascos, cartelas e bulas. As informações sobre o medicamento, contidas no QR code se tornam sonoras e são reproduzidas por aplicativo de conversão de texto em áudio, em smartphones e tablets.

A proposta visa oferecer mais autonomia, segurança, acessibilidade, praticidade e qualidade de vida ao usuário deficiente visual.

Dra. Grayce França já nasceu com deficiência visual. Em cada olho, a farmacêutica tem apenas 5% da visão. Hoje, ela é coordenadora do grupo técnico de trabalho farmacêutico à pessoa com deficiência do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e busca realizar parcerias para tirar o projeto do papel.

Confira abaixo o funcionamento do sistema Farmácia Pra Cego Ver: