5 de junho de 2022

APÓS PAUSA POR CONTA DA PANDEMIA, XII SIMPÓSIO DE ATIVIDADES FARMACÊUTICAS DO CRF-BA É REALIZADO COM SUCESSO

O XII Simpósio de Atividades Farmacêuticas do CRF-BA, realizado no sábado (4), teve seu retorno em grande estilo, após uma pausa de dois anos por conta da pandemia de COVID-19.

Um público formado por 700 profissionais e estudantes de Farmácia compareceu ao Centro de Convenções de Salvador para acompanhar a programação elaborada cuidadosamente com o objetivo de levar palestras com temas variados e atuais sobre a atuação farmacêutica.

A mesa de abertura do evento contou com as presenças da presidente do CRF-BA, Dra. Ângela Pontes; da coordenadora do evento, Dra. Fátima Souto; pelo Dr. Gildomar Valasques Júnior; e pelo médico Dr. Ricardo Camelo, um dos palestrantes do dia.

A Dra. Ângela Pontes deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância de profissionais e estudantes da área em reciclarem seus conhecimentos e buscarem qualificação. “O CRF-BA tem orgulho em participar da realização deste evento e, com certeza, estaremos juntos na sua 13ª edição”, afirmou.

Para Dra. Fátima Souto, o retorno do Simpósio é fundamental para a retomada das discussões a cerca da atividade farmacêutica, “Além disso, é um evento importante para a categoria porque amplia a visão dos farmacêuticos que estão chegando ao mercado de trabalho, pois mostra por quais caminhos eles podem percorrer ao terem contato com profissionais bem-sucedidos em suas áreas de atuação”, avaliou.  

A primeira palestra do dia com o tema “Anticorpos monoclonais no tratamento das doenças raras: o que é isso”, foi ministrada pelo médico e pesquisador Dr. Ricardo Camelo.

Em seguida, a Dra. Bruna Machado, farmacêutica bioquímica e pesquisadora do Senai Cimatec, ministrou palestra com  o tema “Desenvolvimento de uma vacina contra a COVID-19 – estudos na Bahia”.

Na sequência aconteceram as participações remotas da Dra. Maria de Lourdes Maia, e da Dra. Patrícia Neves, representantes da Bio-Manguinhos/Fiocruz. Ambas falaram sobre a “Importância da incorporação de novas tecnologias para o SUS: o papel de Biomanguinhos/Fiocruz”.

Já na parte da tarde, antes de retomar as atividades, houve um momento de descontração com a dupla João e Bruno Mafra, que apresentaram um repertório que agradou ao público que voltava do intervalo.

Depois disso, o Dr. Artur Brito palestrou sobre “Como participar das consultas públicas do CONITEC para tornar as novas tecnologias acessíveis ao SUS”.

A seguir, o advogado Dr. Lucas Avena falou para o público sobre “Raciocínio ético: como adotar uma conduta profissional ética na atualidade”.

A última palestra do dia foi ministrada pelo Dr. Ricardo Camelo sobre “O que é terapia gênica? Quando ela pode ser adotada? E quais os critérios de escolha do paciente?”.

O Dr. Gildomar Valasques Júnior aproveitou a ocasião para falar sobre o pré-lançamento da revista eletrônica científica do CRF-BA, que vem suprir a necessidade de pesquisadores e estudantes em publicar seus trabalhos.

Ao final do Simpósio, foi apresentado um painel atual da profissão farmacêutica, com a Dra. Ângela Pontes, o Dr. César Tibério, o Dr. Gildomar Valasques Júnior e o Dr. Fábio Fernando Oliveira.

Dra. Ângela Pontes, Dra. Fátima Souto, Dr. Gildomar Valasques Júnior e Dr. Ricardo Camelo
Cerca de 700 pessoas compareceram ao evento
Dra. Fátima Souto
Dr. Ricardo Camelo
Dra. Bruna Machado
Dra. Lourdes Maia
Apresentação da Dra. Patrícia Neves
Dr. Artur Brito
Dr. Lucas Avena
Ao final do Simpósio, foi apresentado um painel da atual profissão farmacêutica, com a Dra. Ângela Pontes, o Dr. César Tibério, o Dr. Gildomar Valasques Júnior, e o Dr. Fábio Almeida.


Compartilhar: