6 de outubro de 2022

ANTICONCEPCIONAL MASCULINO É PREVISTO PARA 2023

Você sabia que está para ser lançada, em 2023, a primeira injeção anticoncepcional masculina? A injeção também tem o intuito de bloquear a transmissão de HIV.

Batizada de “Risug” (sigla em inglês para Inibição Reversível do Esperma Sob Controle), a injeção está em fase final de testes, com efeitos que duram até 10 anos sem qualquer manipulação hormonal. Conforme o portal Viva Bem da UOL, a injeção vai consistir em um gel aplicado na região dos ductos deferentes, que fica na região do sistema reprodutor masculino, responsável por levar os espermatozoides até o líquido seminal antes da ejaculação. 

A vacina terá a função de partir a cauda dos espermatozóides, tornando-os incapazes de fertilizar os óvulos. Ainda segundo a publicação do portal, os responsáveis pela vacina explicaram que o método pode ser revertido com mais facilidade do que a vasectomia, já que é necessária apenas a aplicação de uma mistura de bicarbonato de sódio com água para anular o efeito do gel. 

“A previsão científica é de que uma pílula anticoncepcional masculina leve entre 30 e 50 anos para se tornar disponível. O Risug, porém, é o contraceptivo masculino mais próximo de chegar ao mercado”, afirmou a médica Amanda Wilson, especialista em saúde pública pela Universidade de Montfort, em entrevista publicada pelo The Telegraph.

Leia a matéria completa no portal Viva Bem da UOL.

Compartilhar: