ALERTA DA ANVISA SOBRE MEDICAMENTOS COM SEMAGLUTIDA
O Conselho Regional de Farmácia da Bahia informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou aos detentores de registro dos medicamentos Ozempic®, Rybelsus® e Wegovy®, que contêm o princípio ativo semaglutida, a inclusão em bula do risco de neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NOIANA) — uma condição rara que pode causar perda súbita e irreversível da visão.
Relatórios nacionais e internacionais indicam a ocorrência de distúrbios oculares associados à semaglutida. No Brasil, foram registradas notificações de casos de neurite óptica isquêmica, visão turva, comprometimento visual e até episódios de cegueira.
São recomendações aos profissionais de saúde:
- Informem os pacientes sobre o risco muito raro, porém potencialmente grave, de NOIANA.
- Fiquem atentos a manifestações como visão turva, perda súbita ou piora rápida da visão.
- Em caso de suspeita, encaminhem o paciente imediatamente ao médico e interrompam o uso da semaglutida se a condição for confirmada.
Profissionais e usuários devem reportar casos suspeitos de reações adversas ao sistema VigiMed: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes/vigimed
No VigiMed, o sistema de notificação de eventos adversos de medicamentos utilizado no Brasil, foram recebidas 52 notificações de suspeitas de distúrbios oculares com o uso da semaglutida, sendo 4 casos de neurite óptica isquêmica. Dentre os eventos relacionados ao comprometimento da visão foram recebidas 9 notificações de visão turva, 8 notificações de comprometimento visual, 7 notificações de cegueira e 1 notificação de acuidade visual reduzida. A pesquisa dos dados brasileiros foi realizada no VigiLyse, com dados até 08/06/2025, para o princípio ativo semaglutida e SOC “Distúrbios oculares”, em base deduplicada.
Ozempic®, Rybelsus® e Wegovy® são medicamentos comercializados no Brasil que contêm a semaglutida como princípio ativo.
Ozempic® e Rybelsus® são aprovados para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2.
O Wegovy® é aprovado para o tratamento da obesidade.
Independentemente da indicação, o tratamento medicamentoso deve estar associado à mudança no estilo de vida dos pacientes, como alimentação e prática regular de exercícios físicos.
Para mais informações, acesse aqui.