AUTOMEDICAÇÃO PODE SER O FIM DA FESTA: CRF-BA LANÇA CAMPANHA NO CARNAVAL
O Conselho Regional de Farmácia da Bahia, neste Carnaval de 2026, realiza uma campanha de conscientização que visa alertar a população sobre os riscos da automedicação e reforçando a importância do uso racional de medicamentos.
Mais de 90% dos brasileiros se automedicam, segundo uma pesquisa realizada em abril de 2025 pelo ICTQ em parceria com o DataFolha, que também mostrou que mostrou que 64% da população acredita que a atuação do farmacêutico reduz as chances de automedicação e 54% confiam na prescrição de medicamentos feita por farmacêuticos.
O uso de medicamentos sem prescrição médica ou sem orientação farmacêutica pode trazer sérios riscos à saúde. Entre os problemas mais comuns estão a sobrecarga do organismo, reações adversas e interações perigosas entre diferentes medicamentos.
No período de festas, esses riscos se intensificam. O calor, poucas horas de sono, excesso de energia e, principalmente, o consumo de bebidas alcoólicas tornam ainda mais perigosa a mistura com medicamentos. Essa combinação pode provocar efeitos graves, e por isso ter cuidado é essencial.
A campanha do CRF-BA destaca que, para não trocar o bloco pela enfermaria, é essencial parar, pensar e procurar orientação antes de tomar qualquer medicamento. O farmacêutico é o profissional habilitado para orientar a população, garantindo segurança e cuidado.
De uma forma lúdica, o CRF-BA reforça com a campanha seu papel na defesa da saúde pública e na valorização da atuação farmacêutica. O objetivo é conscientizar foliões de que automedicação não combina com Carnaval. Mas, se tem farmacêutico, pode confiar e aproveitar a festa com tranquilidade!
Assista ao vídeo: https://youtube.com/shorts/lUIFpla2_iY?si=PNm7-i3vRX5bwX4n










