25 de fevereiro de 2022

FARMACÊUTICAS SE REÚNEM PARA DEFINIR GRUPO DE TRABALHO E DISCUTIR AÇÕES

Ontem, 24 de fevereiro, ocorreu a primeira reunião de farmacêuticas do Grupo de Trabalho das Mulheres. O GT das Mulheres, no momento, é composto pela colaboradora assessora técnica responsável pelo CIM, Dra. Maria Fernanda Barros; pelas conselheiras, Dra. Soraya Amorim, Dra. Alessandra Guedes e Dra. Eliana Cristina Fiais; Dra. Ana Patrícia e Dra. Carol Tannus, que já colaboram em outros grupos de trabalho, também estão participando.

A proposta do GT é criar uma rede colaborativa entre as farmacêuticas e as mulheres da sociedade em geral,  trazer reflexões referentes ao campo do debate de gênero para entender como são construídas as relações sociais desiguais entre homens e mulheres, fruto do sistema patriarcal.

Dra. Maria Fernanda Barros ressalta que o CRF-BA não foi o primeiro Conselho a iniciar esse debate. Existe o GT de Mulheres Farmacêuticas do Conselho Federal de Farmácia e algumas iniciativas regionais realizadas pelos conselhos de Minas Gerais e Sergipe.

O GT de Mulheres Farmacêuticas do CFF foi proposta pela conselheira federal de Farmácia Márcia Saldanha (MS), e é formado por todas as demais conselheiras que integram o Plenário do CFF.

A nível regional,  o CRF-MG lançou a campanha “Minas de Superação – Doses de Força e Competência” no Dia Internacional da Mulher no ano de 2021. Entre os objetivos desta campanha está capacitar as farmacêuticas e farmacêuticos para acolhimento e cuidado humanizado e integral em saúde das mulheres em geral, criar um canal de informações permanente e de troca de experiências sobre saúde da mulher, empoderamento, liderança, gênero e o mercado de trabalho, e formas de enfrentamento à violência de gênero.

Em Sergipe, foi realizado o 1º Workshop da Mulher Farmacêutica, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) e o Conselho Federal da Farmácia (CFF), através do Grupo de Trabalho Nacional da Mulher e teve como tema central ‘Valorizar, Cuidar e Empreender’. O  tema foi sobre o protagonismo feminino e empreendedorismo.