20 de março de 2020

SAIBA COMO USAR MÁSCARAS CORRETAMENTE

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), em 17 de março de 2020, publicou informativos a fim de orientar a categoria farmacêutica em recomendação de medidas a serem implementadas para prevenção e controle da disseminação do SARS-CoV-2 de acordo com a publicação do Ministério da Saúde – “Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus, Brasil”.

No que trata da utilização de Equipamentos de Proteção de EPIs, mais especificamente do uso de máscaras, é importante seguir e orientar corretamente as recomendações para que seu uso possa ser realmente uma barreira de transmissão e não uma forma de contágio. Portanto, a máscara:

Deve ser utilizada para evitar a contaminação da boca e nariz do profissional por gotículas
respiratórias, quando o mesmo atuar a uma distância inferior a 1 (um) metro do paciente suspeito ou confirmado de infecção pelo novo Coronavírus:

• Coloque a máscara cuidadosamente para cobrir a boca e o nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre a face e a máscara;
  • Enquanto estiver em uso, evite tocar na máscara;
  • Remova a máscara usando a técnica apropriada (ou seja, não toque na frente, mas remova sempre por trás);
  • Após a remoção ou sempre que tocar inadvertidamente em uma máscara usada, deve-se realizar a higiene das mãos;
  • Substitua as máscaras usadas por uma nova máscara limpa e seca assim que esta tornar-se úmida;
  • Não reutilize máscaras descartáveis.

Higienize as mãos frequentemente com água e sabão ou preparação alcoólica antes e depois da utilização das máscaras. Todos os profissionais devem ser orientados sobre como usar, remover e descartar as máscaras e higienizar as mãos antes e após o uso.

Observação: máscaras de tecido não são recomendadas, sob qualquer circunstância.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor regulatórios do CRF-BA pelo e-mail regulatorios@crf-ba.org.br