28 de maio de 2023

2ª CONFERÊNCIA LIVRE DO CRF-BA ACONTECEU NO SÁBADO (27)

No sábado (27) aconteceu a 2ª Conferência Livre do CRF-BA, em formado híbrido, ou seja, presencial e online, que teve como tema: “Integração de políticas e práticas da vigilância em saúde, assistência farmacêutica, ciência, tecnologia e inovação em saúde”.

A 2ª Conferência serviu como etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional em Saúde, que acontecerá, entre os dias 2 e 5 julho, realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.

A mesa de abertura oficial do evento contou, além da presença do secretário-geral do CRF-BA, Dr. Francisco Pacheco; com a Dra. Marjorie Reis; e das conselheiras Dra. Ana Patrícia Dantas e Dra. Soraya Amorim.

No período da manhã, a deputada federal Alice Portugal; a coordenadora geral do Instituto Escola Nacional de Farmacêuticos (EnFar), Dra. Silvana Nair Leite; e o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Dr.  Marco Aurélio Pereira, tiveram suas participações realizadas a distância.

Na parte da tarde, a diretora do Instituto Gonçalo Moniz, Dra. Marilda de Souza Gonçalves/Fiocruz-Bahia, também participou de forma online.

Os presentes ao auditória do CRF-BA, onde o evento aconteceu, puderam participar de uma oficina com o objetivo de apresentar propostas para solucionar problemas como: desabastecimento de medicamentos, propriedade intelectual e acesso às tecnologias, doenças emergentes e reemergentes, entre outros.

A transmissão da 2ª Conferência Livre foi gravada e está disponível do canal no YouTube do CRF-BA.