23 de outubro de 2023

13ª CONFERÊNCIA PAN-AMERICANA DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA ACONTECE EM SALVADOR

Do dia 18 ao dia 20 de outubro, aconteceu pela primeira vez na capital baiana a 13º Conferência Pan-Americana de Educação Farmacêutica (CPEF), que trouxe como enfoque o cenário pós-pandêmico da educação. O evento contou com o apoio do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia e foi organizado pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).

Sobre o apoio do Conselho, Dr. Francisco Pacheco, diretor da Autarquia, comentou:

Desde 1990, a Conferência é um espaço de participação dos países da região das Américas para reflexão, análise e elaboração de propostas sobre educação farmacêutica, com o pressuposto de que a melhoria da qualidade da educação farmacêutica contribui para a melhoria dos serviços de saúde.

No primeiro dia de evento (18), aconteceu a abertura da Conferência Pan-Americana de Educação Farmacêutica, realizada no auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina. Na mesa de abertura estiveram presente a Dra. Angela Pontes, vice-presidente do CRF-BA; Dr. Francisco Pacheco, secretário-geral; Dra. Soraya Amorim, vice-presidente do Sindifarma; Dr. Denis Soares, diretor da Faculdade de Farmácia da Ufba; Dr. Luiz Henrique Costa, representando o Ministério da Saúde; Dr. Tarcísio Palhano, representando o CFF; além da Dra. Ester Dalla Costa e Dr. Robin Rojas, representando a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

Na quinta-feira (19), o evento continuou com uma apresentação virtual do Dr. Ian Bates, diretor do Observatório Farmacêutico Global (FIP), falando sobre o profissional farmacêutico sob uma perspectiva global e orientações para a educação farmacêutica.

Em seguida, Dr. Tarcísio José Palhano, do CFF, abordou a questão dos novos papéis na prática profissional farmacêutica em âmbito global e local.

Logo após, ocorreu o Painel 1, que trouxe experiências exitosas em novos paéis do farmacêutico, com três casos: da Argentina, Colômbia e Uruguai, com exposição do participante de cada país.

O segundo Painel trouxe experiências exitosas da academia para os serviços farmacêuticos, moderado pelo Dr. Luiz Costa, do Ministério da Saúde. O primeiro recorte foi com os serviços farmacêuticos assistenciais em populações vulnerabilizadas.

Neste sentido, Dr. Tarcísio Palhano e Dra. Deulizane Nules, da Univerisdade Federal do Vale do São Francisco, falaram a respeito do cuidado a pessoas com deficiências auditivas com o programa FarmaLibras.

Em Seguida, Dra. Maria Fernanda Barros, farmacêutica responsável pelo CIM (Centro de Informações sobre Medicamentos) do CRF-BA compartilhou o mesmo tema sob a perspectiva da população LGBTQ+.

Para finalizar o painel, Dr. Rui Harayama, da Universidade Federal do Oeste do Pará, falou sobre o cuidado farmacêutico com os povos originários/indígenas.

Após o almoço, o evento ainda contou com a atualização do documento “plano de base e competências” e a formação de 3 grupos para analisá-lo e apresentar conclusões e promover discussões.

Após o intervalo, às 16h, os participantes e convidados formaram grupos de trabalho para checar os resultados das tarefas efetuadas, tendo como direcionamento: serviços farmacêuticos nos cuidados primários à saúde; educação interprofissional; prospectiva no ensino da Farmácia; plano base para a formação em Farmácia e competências dos Farmacêuticos; Acreditação dos cursos de Farmácia na região das Américas e o ensino híbrido nos cursos de Farmácia.

No último dia de evento (20), o público assistiu ao tema “Linha de formação para a regulamentação dos medicamentos e das tecnologias da saúde nas Américas”, com Dr. Damián Cairatti, da OPAS.

Em seguida, Dr. Luiz Costa, do departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, falou sobre os incentivos governanmentais para sistemas de saúde sustentáveis e producação local sobre a ciência, tecnologia e inovação farmacêutica. Confira um vídeo do Dr. Luiz.

Já o Painel 3 compartilhou experiências exitosas na aplicação da inteligência artificial em processos pedagógicos no ensino farmacêutico, com experiências selecionadas da Argentina, Cuba e Guatemala.

Entre outros temas, outro que se destacou no último dia de evento foi o “Ensino farmacêutico à distância: qualidade e pertinência dos programas”.

Outras personalidades importantes do cenário farmacêutico também comentaram sobre o evento, confira: