6 de novembro de 2025

PARTICIPE DA CAPACITAÇÃO GRATUITA EM ASMA OFERECIDA PELO CFF

CFF lança Programa Cuidado Farmacêutico à Pessoa com Asma.

Qualificação será oferecida de forma gratuita e visa inserir mais farmacêuticos no cuidado a pessoa com asma.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) tem a satisfação de informar aos farmacêuticos e estudantes de Farmácia o lançamento do Programa Cuidado Farmacêutico à Pessoa com Asma.

O novo curso Cuidado Farmacêutico à Pessoa com Asma já está com a parte teórica disponível para inscrição na plataforma edufarma.cff.org.br. Nesta etapa, os participantes terão acesso a conteúdos atualizados e cuidadosamente desenvolvidos, abordando desde os aspectos fundamentais da asma até a apresentação de experiências de farmacêuticos na área. O curso foi estruturado de forma a contribuir para o desenvolvimento de competências para o atendimento de pessoas com sintomas respiratórios, articuladas com a equipe multiprofissional. Não perca tempo e faça a sua inscrição!

O presidente do CFF, Walter Jorge João, reforçou a importância do trabalho em equipe para o atendimento das necessidades em saúde das pessoas com condições respiratórias crônicas. “Os farmacêuticos têm muito a colaborar com a equipe de saúde durante a jornada dos pacientes com essas condições, contribuindo para o controle da asma, a detecção precoce por meio do serviço de rastreamento em saúde, vacinação, programas de cessação do tabagismo, otimização da farmacoterapia, realização de exames e a orientação de pacientes e cuidadores”, afirmou.

O presidente também reiterou o compromisso do CFF com a qualificação dos farmacêuticos para o enfrentamento dos desafios impostos pelas condições respiratórias crônicas. “Quanto mais estivermos qualificados poderemos impactar nos resultados clínicos dessas condições e na prevenção de mortes diárias por asma que ainda ocorrem em nosso país. É inaceitável esta realidade frente ao grande arsenal terapêutico disponível e o aumento do acesso aos medicamentos pela população brasileira”.

Para subsidiar o planejamento do Programa Cuidado Farmacêutico à Pessoa com Asma o CFF lançou um questionário para ouvir a categoria farmacêutica sobre suas necessidades educacionais para o cuidado de pessoas com asma, as principais dúvidas e crenças dos pacientes, bem como os termos que eles usam para descrever os sintomas. “Ao todo, 576 farmacêuticos responderam ao questionário. A maioria relatou atender pessoas com asma (94,7%). No total, 89,1% relataram ao menos uma necessidade educacional, com destaque para tratamento e protocolos terapêuticos (32,7%) e uso de dispositivos inalatórios (23,2%)”, informa a coordenadora do programa, Josélia Frade. 

As principais dúvidas dos pacientes referiram-se ao uso correto dos inaladores (60,7%) e à compreensão da cronicidade da doença (20,7%). Também, foram relatadas expressões populares (como “chiado” e “piado”) e crenças relacionadas ao uso de chás, lambedores e práticas tradicionais, que afetam a adesão ao tratamento. 

Contribuições

A coordenadora-geral do Grupo de Estudos e Pesquisa Respiratória na Atenção Primária à Saúde (Gepraps) e líder do International Primary Care Respiratory Group (IPCRG) Brasil, Sônia Maria Martins, e a consultora e  líder farmacêutica do IPCRG Brasil, Janaina Carla da Silva, tiveram papel essencial para que o programa do CFF fosse lançado no I Fórum Latino-americano de Cuidados Adequados à Asma e DPOC para a Atenção Primária à Saúde. 

Josélia Frade, agradeceu à diretoria do CFF e aos conselheiros federais pela aprovação do programa e pela oportunidade de liderar este grande movimento. “Agradeço, ainda, ao GT/Asma CFF e equipe de funcionários do CFF, que participaram de todas as etapas, e as mais de 100 pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do programa, produção das videoaulas, dos materiais educativos e pedagógicos, e as empresas que doaram placebos e espaçadores”.  
 
Destacou, ainda, a autorização da Global Initiative for Asthma (GINA) para a utilização do questionário de avaliação do controle da asma e a Fundação ProAr pela validação dos materiais pedagógicos, formulários que serão usados na campanha.

“Manifesto minha sincera gratidão a todos que contribuíram para a realização deste programa, cuja concretização só foi possível graças ao envolvimento e à dedicação de numerosas pessoas e instituições. A grande meta do programa será a realização da campanha da asma no inverno de 2026. Participem e nos ajudem a divulgar essa iniciativa”, convida.

Compartilhar: