7 de maio de 2024

FARMA GAME GANHA VERSÃO “ANTIMICROBIANOS E RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA” TEMA DA CAMPANHA NACIONAL PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS DE 2024

Todos os anos, durante o mês de maio, a importância do uso racional, seguro e responsável dos medicamentos ganha destaque em uma campanha nacional de sensibilização por parte da sociedade sobre este tema.

Em 2024, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e os Conselhos Regionais (CRFs) estarão unidos, mais uma vez, para promover a Campanha Sobre o Uso Racional de Medicamentos que neste ano traz um alerta sobre a resistência dos microrganismos aos antimicrobianos quando consumidos sem a devida orientação.

Sendo assim, o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) convida as farmacêuticas e farmacêuticos baianos para levarem a campanha aos locais e comunidades onde atuam, no sentido de informar e esclarecer dúvidas sobre os riscos à saúde da população quanto ao consumo inadvertido dos antimicrobianos.

Com esse objetivo, a farmacêutica Maria Fernanda Barros, responsável pelo Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do CRF-BA, criou a versão “Antimicrobianos e Resistência Antimicrobiana” do Farma Game. Um recurso que pode ser utilizado como estratégia para orientar a comunidade sobre o tema, utilizando uma forma lúdica e divertida em forma de jogo de tabuleiro.

Nesta nova versão, o jogo oferece aos participantes de diversas faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos) informações sobre o uso sem a devida orientação dos medicamentos antimicrobianos e os riscos de isso pode causar à saúde.

O Farma Game em sua versão “Antimicrobianos e Resistência Antimicrobiana” está disponível no site do CRF-BA, com todas as informações sobre as regras, bem como para a impressão do tabuleiro, dados e fichas com perguntas/respostas.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, basta entrar contato com o CIM pelo e-mail cim@crf-ba.org.br.

Além disso, convidamos a todos a conhecerem o podcast Papo Comprimido, em que na primeira temporada, com cinco episódios, também trata sobre essa  temática.

Podcast Papo Comprimido