16 de abril de 2024

BAHIA TEM MAIS DE 250 MUNICÍPIOS ENFRENTANDO EPIDEMIA DE DENGUE

Ontem, dia 15, o jornal Correio divulgou uma matéria informando que 269 municípios baianos estão enfrentando um aumento nos casos de dengue em 2024, com um crescimento de 667% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 17.595 casos prováveis foram notificados. Em 2024, até o dia 13 de abril, foram notificados 134.953 casos prováveis de Dengue no estado, com a macrorregião de saúde do Sudoeste concentrando 44% dos casos e 65% dos óbitos. Confira a matéria completa aqui.

O Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA) está empenhado em alertar a população sobre os riscos da dengue, uma doença grave transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode levar a complicações sérias e até mesmo à morte.

Para chamar a atenção da comunidade, o CRF-BA colocou outdoors em vários pontos do estado, destacando a importância da prevenção e do combate ao mosquito transmissor.

Como o Farmacêutico Pode Ajudar? O farmacêutico desempenha um papel fundamental na luta contra a dengue. Além de orientar a população sobre os sintomas da doença e os cuidados necessários, ele pode oferecer repelentes eficazes e outros produtos para proteção contra picadas de mosquito. Além disso, o farmacêutico pode realizar ações educativas em sua comunidade, promovendo a conscientização sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.

Neste sentido, o CRF-BA, com o apoio do Dr. Prof. Mileto Mota, produziu um vídeo completo sobre repelentes.

Como se Proteger e Evitar a Dengue:

  • Elimine Possíveis Criadouros: Mantenha recipientes como vasos de plantas, pneus e garrafas vazias sempre limpos e secos, evitando o acúmulo de água parada.
  • Use Repelentes: Aplique repelente regularmente na pele exposta, seguindo as instruções do fabricante.
  • Use Roupas Adequadas: Opte por roupas claras e que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante os períodos de maior atividade do mosquito, como ao amanhecer e ao entardecer.
  • Instale Telas de Proteção: Mantenha portas e janelas protegidas com telas para impedir a entrada do mosquito em sua residência.
  • Limpeza e Manutenção: Mantenha quintais e áreas externas limpas e livres de entulhos, evitando o acúmulo de lixo e materiais que possam servir de abrigo para o mosquito.

É essencial que todos façam a sua parte no combate à dengue. Juntos, podemos proteger nossa saúde e de nossa comunidade. Fique atento aos sintomas da dengue, como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele, e busque assistência médica imediatamente em caso de suspeita da doença. A prevenção é a melhor forma de combater a dengue. Una-se a essa luta!

Compartilhar: