30 de setembro de 2021

AS CARACTERÍSTICAS DA LOGÍSTICA FARMACÊUTICA

A Logística Farmacêutica cresce ano após ano, alcançando grandes números de movimentação e grande impacto de volume no mercado global.

A logística farmacêutica é responsável por armazenar e distribuir medicamentos, princípios ativos e outros produtos biológicos do fornecedor até o ponto final de venda.

Cabe ressaltar que os produtos farmacêuticos requerem condições especiais de armazenagem, razão pela qual estão sujeitos a um controle rigoroso que garante o consumo livre de riscos.

As principais características da Logística Farmacêutica é a Máxima rastreabilidade logística e controle de inventário. Ambos os aspectos são projetados para a rápida identificação de lotes de medicamentos, validades e caso sejam afetados por qualquer anomalia ou irregularidade.

Observamos um exigente controle de qualidade. A correta preservação de medicamentos requer a instalação de procedimentos e áreas especiais no armazém como por exemplo as áreas climatizadas, zonas de quarentena ou áreas de esterilização, projetadas para armazenar medicamentos e outros produtos médicos livres de microrganismos.

Sobre a Armazenagem e transporte de produtos em condições especiais é essencial evitar a quebra da cadeia de frio de vacinas e medicamentos termolábeis. Também é necessário evitar a contaminação de material médico-sanitário ou seu roubo com a implementação de tecnologia de softwares de ponta.

Com tempos de entrega apertados e mercadorias que costumam ter um valor alto agregado é fundamental obter a máxima precisão no transporte.

Conteúdo produzido por um membro da Comissão de Log´ística do CRF-BA.

Compartilhar: