31 de março de 2023

INSTITUIÇÕES DE VITÓRIA DA CONQUISTA RECEBEM OBRAS DO CRF-BA

Nos dias 28 e 29 de março, a farmacêutica baiana, Dra. Náila Neves, que integra o Grupo de Trabalho LGBTQIA+ do Conselho Federal de Farmácia, visitou universidades e unidades da farmácia da família e órgãos ligados ao governo municipal de Vitória da Conquista para entregar duas obras poroduzidas e publicadas pelo CRF- BA.

As obras são O Guia de Cuidado Farmacêutico para a Comunidade LGBTI+ e o Manual de Intervenções Educativas em Uso Racional de Medicamentos. Dra. Náila esteve com a professora Dra. Nilia Prado, farmacêutica e docente da UFBA, do departamento de saúde, e com a professora Me. Jaqueline Ferraz Coqueiro, coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

Além disso, as obras foram entregues a farmacêutica Dra. Renata Prado, coordenadora da assistência farmacêutica do município; e Dr. Pablo Maciel, farmacêutico responsável pela farmácia da família de Vitória da Conquista.

O guia também foi entregue ao Sr. José Mário Barbosa, coordenador da Coordenação municipal de políticas públicas para a população LGBTQIA+

A interlocução com esses órgãos e o Conselho poderá motivar a qualificação dos farmacêuticos, tanto graduandos como profissionais formados, a respeito do cuidado voltado à população LGBTQIA+

Dra. Naila Neves.

E sobre o manual de intervenções educativas, Dra Naila acredita que um dos principais papéis dos farmacêuticos é atuar na educação em saúde, e esta obra serve de base para as ações de extensão e educação em saúde com foco em URM.