26 de setembro de 2023

FARMÁCIA ESCOLA DA UNIFTC É INAUGURADA E AMPLIA O ACESSO À SAÚDE PÚBLICA

Na tarde de ontem, 25 de setembro, no Dia Internacional do Farmacêutico, ocorreu a inauguração da Farmácia Escola da UniFTC, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

Após o incêndio que ocorreu em 2016, a Farmácia Escola é reaberta com a proposta de mudar a perspectiva de sua atuação, sendo não apenas como um campo de estágio para os estudantes do centro universitário, mas também como uma unidade da rede municipal de saúde, realizando os serviços demandados pela população e diversas ações, como estudos, capacitações, pesquisas e ações de educação em saúde.

Para os estudantes, a reabertura da Farmácia Escola representa uma oportunidade para se aperfeiçoarem para o mercado de trabalho, realizando os serviços farmacêuticos oferecidos para a população. Em torno de 300 alunos de Farmácia e de outras áreas atuarão na Farmácia Escola. Além dos professores, dois farmacêuticos serão responsáveis pelo local.

Já para a população, a inauguração da Farmácia Escola significa amplicação do acesso à saúde pública. Além da dispensação, ocorrerá também atendimento com práticas integrativas, florais, meditação e aromaterapia, que será com horário marcado através do sistema Clínica nas Nuvens, a partir do mês de outubro.

Queremos trabalhar a Farmácia Escola a partir das demandas reais da população, envolver os estudantes para que vivenciem as experiências. Procuraremos trazer cada vez mais serviços, inclusive as vacinas, no futuro.

Dr. Francisco Pacheco, coordenador do curso de Farmácia da UniFTC.

O horário de funcionamento da Farmácia Escola é de 9h às 13h e das 14h às 17h. Para ser atendido basta apresentar o cartão SUS de Salvador, um documento oficial com foto, a receita original e a cópia.

Dra. Mônica de Araújo, Dr. Francisco Pacheco, Dra. Alessandra Guedes e Dra. Cristiane Santos.

Representando o CRF-BA, esteve presente na cerimônia de inauguração, a vice-presidente do CRF-BA, Dra. Angela Pontes, e a farmacêutica Dra. Maria Fernanda Barros, responsável pelo CIM (Centro de Informações sobre Medicamentos) do Conselho.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde estiveram presentes Dr. Bruno Viriato, coordenador de Assistência Farmacêutica do município e a Dra. Ariane Lage, farmacêutica da equipe de coordenação de Assistência Farmacêutica. Também destacamos a presença do reitor da UniFTC, Cristiano Lôbo, na cerimônia de abertura.

Confira a fala de Dra. Angela Pontes a respeito da inauguração da Farmácia Escola:

Dr. Rodrigo de Jesus, gerente de saúde da rede UniFTC, também se pronunciou sobre o importante momento:

Dr. Francisco Pacheco e Dr. Bruno Viriato.

Confira a fala do Dr. Francisco Pacheco, coordenador do curso de Farmácia da UniFTC:

Confira a cerimônia da reinauguração:

Confira outras fotos deste importante momento:

Compartilhar: