5 de maio de 2022

CONHEÇA A HISTÓRIA DO DIA NACIONAL DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTO

A data foi criada para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação.

Hoje, dia 05 de maio, é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento (URM). Essa data surgiu a partir de um movimento estudantil de Farmácia, que idealizou e estruturou a campanha há 21 anos. Até hoje, esse dia é lembrado pelos conselhos Federal e regionais de Farmácia, pelo Ministério da Saúde, diversas instituições e pelos centros acadêmicos dos estudantes de Farmácia, anualmente.

Naquela época, estava se discutindo muito as políticas que hoje norteiam a prática farmacêutica, tanto que em 1998 foi quando se publicou a Política Nacional de Medicamentos. Em 1999, foi o ano da criação da Anvisa. Foi nessa época, também, que estourou o escândalo da pílula de farinha, então os estudantes de Farmácia estavam preocupados e muito envolvidos nessas discussões. Foi este o contexto que gerou a campanha do URM

Dr. Antônio Bonfim, que foi coordenador da Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia (Enefar), de 2010 a 2011.

A primeira ação em nível nacional ocorreu no dia 5 de maio de 1999. Antes disso, iniciativas semelhantes eram realizadas por alguns centros acadêmicos (CAs) de faculdades de Farmácia. “A proposta de uma campanha de orientação à população surgiu, pela primeira vez, em Recife, durante a realização do Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enef), em 1997, na Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)”.

Em 1998, durante o ENEF realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o CA da USP Ribeirão Preto foi eleito para a Enefar e Nathalie foi coordenadora científica da Enefar de 1998 a 1999. “Nós estruturamos um folder, entramos em contato com o CFF, que apoiou a iniciativa. Então, o folder foi impresso e distribuído a todos os CAs e diretórios acadêmicos que fossem realizar a campanha na melhor data para aquela época, que era o dia 5 de maio”.

A executiva de estudantes distribuiu os folders que já estavam impressos no Conselho Nacional das Entidades Estudantis de Farmácia (CoNEEF), organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Campanha foi realizada em todas as regiões do país, no dia 5 de maio de 1999. “Aí, em Goiânia, dentro do Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia, em 1998, discutimos como foi importante realizar esta campanha junto à população. Então, foi definido, lá em Goiânia, que essa campanha seria realizada sempre no dia 5 de maio ou no próximo dia útil. E, hoje, todo mundo se refere a esta data como o Dia do Uso Racional de Medicamentos”, relatou Nathalie.

Acompanhe as redes sociais do CRF-BA para conferir todas as informações da campanha do URM deste ano. Desta vez traremos as contribuições de cada setor para essa data, além de te dizer, é claro, como você também pode fazer a diferença no uso racional de medicamentos!