25 de setembro de 2021

DIA 25 DE SETEMBRO É O DIA INTERNACIONAL DO FARMACÊUTICO

Neste sábado (25), é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico e o Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA) parabeniza essa categoria valorosa que atua na área da saúde.
Muitos se enganam ao pensar que esse profissional só atende dentro das farmácias, cuidando da distribuição de medicamentos e nada mais além disso.
Em meio à pandemia de Covid-19, enquanto o mundo se fechou em casa, as portas da ciência se abriram em busca de uma solução para a doença. Nesse contexto, entre os profissionais que atuam na linha de frente de combate à doença desde o princípio, está o farmacêutico.
Um exemplo disso é que os farmacêuticos estão presentes em todas as etapas de produção das vacinas contra a Covid-19, desde as pesquisas de desenvolvimento até a aprovação pela Anvisa para uso nas campanhas de imunização.
Os profissionais farmacêuticos também estão presentes na indústria de cosméticos, laboratórios de análises clínicas, hospitais, e na produção de sanitizantes como álcool em gel, tão utilizado por todos, entre outros segmentos.
“Quero parabenizar a todos os farmacêuticos e farmacêuticas do estado da Bahia pelo seu dia. Esses profissionais que prezam pela saúde coletiva e pelo cuidado a toda população, merecem o respeito e o reconhecimento da sociedade”, declara o presidente do CRF-BA, Álan Brito.
A data tem como objetivo promover a profissão farmacêutica no mundo e destacar a importância dos farmacêuticos para a saúde pública. O dia 25 de setembro foi escolhido pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica, no final dos anos de 2000, numa conferência em Istambul, Turquia.