10 de fevereiro de 2023

COMUNICADO DA PREFEITURA DE IPIRÁ COMUNICA SUSPENSÃO DE CERTAMES

Hoje, dia 07 de fevereiro, a prefeitura do município de Ipirá divulgou, através de suas redes sociais, a suspensão de um concurso público e um processo seletivo. Além disso, determinou o envio de projeto de lei para regulamentação das lacunas detectadas no processo.

Assim que a situação for normalizada, novos editais serão publicados. Os candidados inscritos nos certames suspensos continuarão inscritos para o próximo, a menos que informem, mediante formulário, que não têm mais interesse em participar (neste caso, terá direito a devolução da taxa de inscrição).

O CRF-BA, no dia 1º de fevereiro (veja o post), visitou o município de Ipirá para discutir a questão dos certames por conta da baixa remuneração oferecida à categoria farmacêutica. Por exemplo, um dos editais oferecia a remuneração mensal de R$ R$ 2.216,56 para 40 horas semanais, enquanto que o piso para farmacêutico, para 40 horas, é de R$ 5.326,90, conforme Convenção Coletiva em vigor, firmada entre o SINDIFARMA e o SINCOFARMA.

A assessoria deste Conselho entrou em contato com a vereadora Luma Gusmão, que foi uma importante parceira para possibilitar a suspensão dos certames. Sobre sua expectativa para os editais, ela disse que espera que sejam refeitos, pois tinham alguns erros, e também espera que “a questão do piso salarial de todas as categorias sejam revisados, de acordo com as cargas horárias. Vamos continuar nessa luta, para que os editais sejam reformulados com muita responsabilidade!”

A vereadora ainda parabenizou o CRF-BA e o presidente por encararem esse problema.

Parabenizo o Dr. Mário Martinelli pela luta. Ele representou muito bem o Conselho de Farmácia, e é isso o que precisamos, de pessoas empenhadas, que se doam e gostam do que fazem. Parabenizo o Conselho de Farmácia do Estado da Bahia também, vocês são demais. Sem luta não há vitória, não é? E vocês lutaram!

Luma Gusmão, vereadora de Ipirá.

O CRF-BA aproveita a oportunidade para agradecer novamente à vereadora Luma Gusmão e ao gestor do município Edvonilson Santos.